Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM

Ir para baixo 
+8
Tato SP
Linneu.SP
alphatech
grognr
calistro
gnw
Fuzatto
henrique petropolis
12 participantes
AutorMensagem
henrique petropolis
Membro
Membro
henrique petropolis



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyTer 11 Out 2011 - 22:37

Ola á todos !

Veja so eu acabei de adquirir um Xsara Break 2.0 16v automatico ano 99 com 160.000 Km e como nunca tive Citröem estranhei algumas coisas ,tipo ao dar partida no motor eu acho que ele não poderia partir com alavanca em D ou 1 ,2 ou 3 engatada o que me deu susto ,pois ele pegou e queria sair se o freio de mao não estivece acionado , mas na verdade o que mais ta me encomodando foi a transeferencia em relação velocidade /RPM ,pois veja a uma rotação de acima 4.000 RPM que ele transfere e tenho que manter a velocidade, de 1a. para 2a. e tenho que manter ele proximo a 60 KM se não ele reduz para 1a. e para entrar 3a. so quase chegando ao 90 Km ,como disse só tranfere acima de 4.000 RPM o que faz o carro ficar muito acelerado e descarrega o tanque brincando ( eu nem quis medir para não cair duro )e procurei aqui no forum não vi nenhum topico abordando esse assunto ,e digo que não acho normal ja tive carro altomatico e eles sempre transferiam bem na faixa de 2 mil e poucas rotaçoes ,algum colega teria sugestão ??
Ir para o topo Ir para baixo
Fuzatto
Moderador
Moderador
Fuzatto



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyTer 11 Out 2011 - 23:19

Se ta ligando o carro com a alavanca na posição D, 1, 2 ou 3... certeza que tá com algum problema. A mudança de marcha numa certa rotação... depende do quanto vc pisa no acelerador. Mas ta estranho esse seu cambio ai... logo aparece alguém que tem automático pra esclarecer ai pra vc...
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyTer 11 Out 2011 - 23:46

isso é realmente MUITO estranho... a troca de marcha acontece quando o computador calcula quanto de aceleração vc quer X quanto o carro esta andando... parece que ele está com uma rotação pré definida e nao está calculando!


o legal era vc por no scaner... e ver oq indica..
Ir para o topo Ir para baixo
calistro
Usuario
Usuario
calistro



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyQua 12 Out 2011 - 0:56

se for o cambio at das n6, te digo, com absoluta certeza, q tem algo errado...
eu levei moh susto no comeco, qdo meu carro nao ligava, e era pq a alavanca nao estava no P.
e sobre trocar as marchas...
no meu carro eh assim, se vc andar de boa...
1 para 2 - aos 20km
2 para 3 - aos 50km
3 para 4 - aos 70km

essa relacao em rotacoes baixas, trocando em 2500rpm no maximo...
mas ja cheguei a pegar 120km/h em segunda a 5000 e poucos rpm

170km/h a 4800rpm em 4 marcha...

melhor coisa a se fazer eh passar o scanner antes q estregue mais alguma coisa...
boa sorte Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
grognr
Usuario
Usuario
grognr



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyQua 12 Out 2011 - 9:03

puts... o meu soh troca com 3000 giros... isso da uma raiva desgraçada!>!>! o carro bebe muitoooooooooo!!!

Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyQua 12 Out 2011 - 9:13

Esse câmbio (4HP14) não possui calculador... é puramente hidromecânico.
O compromisso de entrega de potência depende do seu pé no acelerador e da velocidade do carro e só....

Ele ligar fora do "N" e do "P" já indica problemas. Só trocar acima de 4000 rpm, também.

Se ele tá andando bem, é sinal de que não possui problema hidraulico grave (perda de pressão ou discos muito gastos), mas tem uma boa possibilidade do corpo de válvulas não estar 100%, filtro entupido ou muito obstruído e/ou fluído velho.... no seu caso, como a caixa usa DEXRON III, o fluído deve ser substituído a cada 5 anos ou 45 mil km, juntamente com o filtro de óleo (da transmissão) e um cuidado especial com o arrefecimento deve ser tomado (aditivos, troca a cada ano, etc). Sorte sua a 4HP14 ser uma caixa muito robusta (mas não inquebrável). Se fosse uma AL4, já era.

Quanto ao consumo:
Já tive um carro desse (exclusive 99 2.0 16V AUT 126CV) e o consumo era f.... na cidade, nunca passou dos 6 km/l e poucas foram as vezes que chegou a 10km na estrada... Ou seja, consumia MAIS que meu V6 AUT (406 2001 V6) e andava menos.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
grognr
Usuario
Usuario
grognr



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyQua 12 Out 2011 - 10:40

e aera que nao tem nenhum jeito p regular trocas mais rapidas?


Ir para o topo Ir para baixo
Linneu.SP
Moderador
Moderador
Linneu.SP



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyQua 12 Out 2011 - 15:38

Bom Henrique, como dizia Jack o Estripador: vamos por partes. kkkkkk
Tenho um Exclusive igual à tua Break, 99/00, 2.0 automático e posso dizer o seguinte:
Troca de marchas, andando tranquilo, a troca é feita perto de 2700/2800 rpm, sem trancos, muito suave por sinal;
Quando preciso acelerar mais (ultrapassando um carro por exemplo), piso fundo no acelerador e com isso ele muda para a marcha imediatamente inferior, aí, mantenho o pé pisando fundo e as trocas de marcha passam a acontecer mais tarde perto de 3100/3200 rpm.
Consumo cidade (Sampa c/ AC), 5,32km/l
consumo estrada (c/ AC) 14/14,5 km/l
Com certeza, seu câmbio precisa de cuidados. Tenha paciência e PROCURE O MECÂNICO CERTO para fazer o serviço pois mexânico, costuma fazer muito estrago em nossos carros!
Boa sorte e...... não esqueça depois de resolvido o problema, postar qual era e qual foi a solução!
Isso é de grande valia para todos os participantes.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
calistro
Usuario
Usuario
calistro



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyQua 12 Out 2011 - 15:47

perto do carro do linneu, o meu tem consumo de 1.nada aeuhaeueh
se o meu fizesse 5 por litro, ja tinha pintado de verde e jogado no mato aeuhuaeh
Ir para o topo Ir para baixo
Tato SP
Admin
Admin
Tato SP



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyQua 12 Out 2011 - 16:13

Vixe amigo tem mta coisa errada por ai, acho que vai ter começar por partes, pode ser sim problema no conversor de torque do câmbio, sensor de rotação, várias coisas, mecânico nele sem sombra de dúvidas.
Ir para o topo Ir para baixo
henrique petropolis
Membro
Membro
henrique petropolis



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyQua 12 Out 2011 - 23:03

Sim claro eu fico grato pelas sugestões aqui postada e vou sim dar respostas assim as que as tiverem pelos problemas relatados ,pra piorar ele ferveu e amanha vai ser retirado o radiador para ver se recupera ,pois esta vazando na junta que é cravada no plastico lateral , mas a finalidade do topico é o cambio , então hoje na hora de começar a desmontar me chamou a atenção do cabo do acelerador junto ao corpo da borboleta que faz a aceleração ,tem mais um cabo la e muito folga e ele vai ser ligado junto ao cambio e deduzi que poderia ser um cabo de parametro de retoção ,ai pensei vou esticar ele um pouco e ver como tranfere as marchas ,mas por surpresa o no mesmo ficou ,só tranfere acima de 4.000 RPM e para eu manter a media urbana de 50 a 60 Km ele so fica em 1a. , eu vou ver esse problema de aferrecimento e assim que resolver vou consultar o dono anterior que diz ter as notas e ainda esta na garantia e posto aqui o andar das coisas !
Eu fico muito grato por voces responderem tão rapido a minha pergunta !!

Boa Sorte!!
Ir para o topo Ir para baixo
Antonioraf
Usuario
Usuario
Antonioraf



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyTer 25 Out 2011 - 13:58

Seu problema pode estar relacionado aos solenóides dos pacotes de marcha. Muitas vezes uma boa limpeza nos mesmos costuma resolver retardos na troca de marcha. É um serviço relativamente rápido e menos oneroso que a abertura do câmbio. Como um colega disse anteriormente não de trata de perda de pressão hidráulica. Se entendi bem, as travas de segurança da alavanca não estão funcionando a contento e assim permite a partida do veículo em D, 1,2,3...
Fato: O câmbio auto do ZF 4 HP 14 do N6 apesar de ser eletrohidráulico é beeem mais robusto que o eletrônico AL4 do N7.
Ir para o topo Ir para baixo
henrique petropolis
Membro
Membro
henrique petropolis



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptySáb 29 Out 2011 - 0:26

Antonioraf escreveu:
Seu problema pode estar relacionado aos solenóides dos pacotes de marcha. Muitas vezes uma boa limpeza nos mesmos costuma resolver retardos na troca de marcha. É um serviço relativamente rápido e menos oneroso que a abertura do câmbio. Como um colega disse anteriormente não de trata de perda de pressão hidráulica. Se entendi bem, as travas de segurança da alavanca não estão funcionando a contento e assim permite a partida do veículo em D, 1,2,3...
Fato: O câmbio auto do ZF 4 HP 14 do N6 apesar de ser eletrohidráulico é beeem mais robusto que o eletrônico AL4 do N7.


Muito bem .... hoje 29/10/11 peguei o carro na oficina ,pois como havia relatado ,ele queimou a junta e ferrou o cabeçote ,mas a finalidade do tópico é cambio ,então vamos lá, ao sair do bairro e cair na estrada ,aom acelerar não tranferia mais, erntao parei ,abri o caput e fui fazer uma inspeção visual, mas nada errado ,pois o oleo de caixanormal ( ate um pouquinho acima do nivel) conectores e cabos tudo ok, fiquei grilado ,botei na estrada de novo e pisei fundo ,quando percebi que tranferiu..... a 5600 rpm, ,ai pensei ferrou mais aiunda ,parado a mais de 7 dias e piorou..!

Ao chegar na loja a tarde, resolvi dar mais uma olhada ,e todo tempo o que me chama a atenção é o cabo que sai do cambio atraves de um conduite ate a borboleta do aceleradoe, pois esse cabo parece totalmente inativo ,pois ele esticado ,ou todo recolhido nao faz menor diferença ,inclusive deixei solto e no mesmo ficou , voce puxa com a mao o cabo e parece que internamente não e ligado a nada dentro do cambio, eu vou tirar umas fotos ao dia para voces verem o que é,
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptySáb 29 Out 2011 - 16:59

estranho isso ai.. alguem mais entendido dos cambios pode confirmar ou desmentir, mas isso ai pode ser uma especie de sensor de posição do corpo de borboleta, pra saber o quanto tu quer que o carro ande ou nao!
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo
Membro
Membro




Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyDom 6 Nov 2011 - 13:15

Ola, vou dar meu pitaco...
Sou leigo mas ja fiz curso de cambio automatico e ja tive varios carros automaticos:
o carro só pode dar partida me D ou N existe uma trava que provavelmente esta quebrada ou desligada no seu carroo que pode ter colocado seu cambio no modo EMERGENCIA. o que vai alterar todo o funcionamento do mesmo.
Fora isso o problema deve estar no corpo de valvulas, onde existem varios solenoides e um pode estar com problemas ou ainda o problemapode ser no proprio corpo de valvulas.
Fica dificil indicar um bom mecanico de cambio automatico...tudo custa muito caro e o reparo costuma ser demorado,sem falar nos picaretas que encontram logo o defeito (como te disse pode ser apenas uma tarva) e condenam seu cambio te fazendo gastar fortunas....
nao é uma indicaçao, mas eu confio numa oficina em SP na Zona leste que se chama GAS Point. procure na net e tente falar com o Cezar " beiço" .

Boa sorte.
nao esqueça de postar um feed back
abraços Edu
Ir para o topo Ir para baixo
henrique petropolis
Membro
Membro
henrique petropolis



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyDom 6 Nov 2011 - 20:59

Agradeço sugestoes e vou levar essa semana para capital no suposto mecanico que consertou o cambio ,mas ja estou me precavendo de surpresas ,pois o dono anterior disse que sempre usou ele tranferindo a 4.000 RPM e que agora piorou so transferindo á 5 mil e tantas rotação ,como colegas relataram e eu ja imaginava que normal não é em carro de marca alguma tranferir em rotação tão alta, então diante da desculpa ou valor a ser cobrado ,vai ser mais barato comprar uma caixa em desmanche do que assumir altas despesas e de resultados duvidosos , e como relatei o cabo que vai caixa com o conduite esta totalmente inativo ,segue em foto anexo e vou relatando aqui o resultado do conserto !!

Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  31032004064

Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyDom 6 Nov 2011 - 21:38

putz cara... que coisa :/

ve bem isso ai! to apostando nesse cabo!
Ir para o topo Ir para baixo
N6break
Usuario
Usuario
N6break



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptySeg 7 Nov 2011 - 19:30

Esse cabo está fora de posição. Ele regula exatamente as trocas de marchas atravez do acelerador. No meu, esticando ele, as trocas ficam mais esportivas. Acho que deveria fazer uma boa revisão nesse cambio, até mesmo pela kilometragem. No meu fiz a revisão c/ 100.000km e ficou muito bom.
Ir para o topo Ir para baixo
FernandoBueno
Membro
Membro
FernandoBueno



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyTer 28 Fev 2012 - 2:06

Qual foi o desfecho do concerto ?
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyTer 28 Fev 2012 - 2:44

o usuario sumiu! :S
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyTer 28 Fev 2012 - 6:37

meu ex- automático 2.0 (xsara n6) fazia 7km/l na cidade e 12 na estrada, mesma marca do meu XU7. O VTS 2.0 também sempre foi nessa média, bem como meu V6 ES9J4S com caixa 4hP20. Essa caixa (4hp14) é foda, bebe mesmo.

Um bom começo: troca o fluído e limpa o filtro da caixa.
Custo: em torno de 600 reais.

Deve resolver, se a caixa já n tiver mto gasta.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
FernandoBueno
Membro
Membro
FernandoBueno



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyTer 28 Fev 2012 - 12:10

alphatech - tu já trocou o fluido de alguma dessas caixas? por onde que troca? qual o procedimento? pq que é tão caro a troca ? o fluido para minha caixa (4hp14) é o Dextron III estava cotando e esse óleo e parece que ele não é muito caro não!
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyTer 28 Fev 2012 - 14:40

sim, troquei... ou melhor, levei no mecanico e ele trocou.

Pra trocar sem desmontar: abre o bujão de esgotamento. Tida do o líquido, preferencialmente quente... fecha... completa com óleo novo e liga o carro. Abre o bujão e a medida q o oleo vai saindo vc vai completando por cima, até parar de sair sujeira.

Custo: 4hp14, na época, 600 reais.

Abs


4hp20: usa outro fluído e essa eh pra trocar com 100 mil km (segundo manual), como vendi o carro com 80, não troquei.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
Antonioraf
Usuario
Usuario
Antonioraf



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyTer 28 Fev 2012 - 15:55

FernandoBueno escreveu:
alphatech - tu já trocou o fluido de alguma dessas caixas? por onde que troca? qual o procedimento? pq que é tão caro a troca ? o fluido para minha caixa (4hp14) é o Dextron III estava cotando e esse óleo e parece que ele não é muito caro não!

Fiz diferente do Alphatech. Troquei o fluído da minha Break (4HP14) logo que comprei o carro (à quase 01 ano). Fiz da seguinte forma. Levei em um posto aqui da região e "aluguei" a plataforma de troca de óleo. Levei 08 litros de Fluido AT42 da Total (Paguei R$ 17,00 em cada = R$ 136,00 + R$ 30,00 do aluguel da plataforma (caixinha).Levantamos o carro e indiquei onde ficava o bocal para retirada do fluído. Com o carro quente foi retirado em torno de 04 litros, pois o restante fica no conversor de torque. Completamos 04 litros e abaixamos o carro. Dentro do carro, ainda na plataforma passei por todas as marchas por umas 05 vezes. Levantamos novamente o carro, sangramos de novo, saiu mais 04 litros e completei com mais quatro de fluído. Como o dono anterior já havia trocado o filtro do câmbio 01 ano e meio antes junto a última troca de fluído, só me preocupei com o fluído. Sabia que o fluído e filtro estavam em condições, porém sempre que compro um carro AT, faço ao menos a troca de fluído. Resumindo, o fluído está vermelhinho, limpo e as trocas de marcha um sonho...

Fiz o mesmo procedimento com meu Mondeo (caixa CD4E) 02 anos atrás e está perfeito.

O fluído do cãmbio ZF 4HP14 é este:

www.total.pt/pt/content/NT0000BAAA.pdf
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  EmptyQui 1 Mar 2012 - 7:13

o fluído AT42 é compatível com dexron III.... eu preferi fazer da forma que citei acima, também conhecida como "diálise". Se ler nos fóruns sobre carros AT, verá que é o mais recomendado.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty
MensagemAssunto: Re: Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM    Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cambio automatico so transfere acima de 4.000 RPM
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Carro não anda acima de 80 km no automático.
» Cambio automático
» Câmbio Automático...
» cambio automatico
» Câmbio automático

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: