Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Problema com trancos no sistema de direção.

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Pilaco
Usuario
Usuario
Pilaco



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptyQui 24 maio 2012 - 14:49

Fala rapazeada!

Seguinte, a pouco mais de um mês o sistema de direção da minha barca começou a apresentar um sintoma bem modafoca. Ao passar em qualquer irregularidade da rua, seja buraco ou saliência, o volante age por conta própria (da um tranco fodido mesmo) e acaba tirando o carro da trajetória.
Levei ao mecânico e informei sobre os trancos no volante. Ele diagnosticou de cara que poderia ser pivô ou balanças.. Levantamos e verificamos que realmente as buchas (as 2) das 2 balanças, mais uma das bieletas e uma das buchas da barra estavam no osso.
Foi constatado também que os pivôs estavam bons e a caixa de direção não apresentava folgas.

Pois bem, trocamos as buchas das balanças, as 2 bieletas e as 2 buchas da barra também. O carro ficou melhor, mas apenas amenizou o problema..

Comecei a pesquisar e vi o problema tem relação com os braços axiais e/ou amortecedor da caixa de direção, alguém poderia validar essa informação? Além ainda, alguém sabe como se testam essas peças ou se por acaso pode ser culpa de algum outro componente?

To ficando neurótico já com essa porra desse volante dando tranco pra la e pra ca toda hora!


Valeu dorgados! :afro:


Última edição por Pilaco em Qui 24 maio 2012 - 14:55, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptyQui 24 maio 2012 - 14:53

cara creio que tenha alguma coisa a ver com aquele amortecedor que vai na caixa de direção, já li algo a respeito dele, mas não me lembro exatamente do que se tratava, vou ver se acho aqui e te falo melhor, mas acho que alguem aqui vai saber dizer algo!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Pilaco
Usuario
Usuario
Pilaco



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptyQui 24 maio 2012 - 15:03

BacaLoko escreveu:
cara creio que tenha alguma coisa a ver com aquele amortecedor que vai na caixa de direção, já li algo a respeito dele, mas não me lembro exatamente do que se tratava, vou ver se acho aqui e te falo melhor, mas acho que alguem aqui vai saber dizer algo!!!

Então man, os materiais que li também indiciavam p/ isso..
Valeu Baca, qualquer informação será bem vinda!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Linneu.SP
Moderador
Moderador
Linneu.SP



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptyQui 24 maio 2012 - 20:26

Isso mesmo Pilaco.
A peça chama-se braço axial e quando ferrada, pode apresentar esses sintomas que vc mencionou.
Procure nas concessionárias pois não é peça que custe tão caro assim.
Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptyQui 24 maio 2012 - 22:16

mas lineu, pelo que ele descreve não deve ser só isso, desculpase fosse folga das articulações da caixa seria só barulho, sem "ação própria"!!!

né?

tem aquele amortecedor na caixa de direção,li uma vez algo a respeito dele,mas me lembro vagamente, era exatamente pra atenuar o vai e vem da direção!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Pilaco
Usuario
Usuario
Pilaco



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptySex 25 maio 2012 - 9:01

Opa Linneu, vou ir la mesmo.. Vi no ML que está na faixa dos 40 pilas, não deve destoar tanto na CC.

Qual é o movimento que o braço axial realiza quando a suspenção trabalha?
Minha hipótese é que se o braço axial se desloca junto com a suspenção (movimento vertical), pode ser que quando isso ocorra haja um deslocamento horizontal também, o que 'empurra' a cremalheira e gera o tranco no volante..

Quanto ao amorteçedor, o próprio nome fala por si.. Porém não sei como, quando e nem onde ele trabalha no conjunto.

Abraço meus caros!
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptySex 25 maio 2012 - 13:05

certeza que o braço axial com folga... aproveite e troque as coifas E os terminais do braço axial que vão ligados na roda.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
Pilaco
Usuario
Usuario
Pilaco



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptySex 25 maio 2012 - 14:05

Pode crer alpha! Seria bom trocar o amortecedor da direção também ou é desperdício?

Faz sentido então o que citei sobre o braço?

Valeu e forte abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Linneu.SP
Moderador
Moderador
Linneu.SP



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptySex 25 maio 2012 - 17:04

Pilaco, na verdade, o que chamam de amortecedor de direção é o braço axial.
Abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptySex 25 maio 2012 - 21:24

retiro o que disse!!!

acho qeu fui muito alem!!!!

mas cara como disse, se o mecanico "revisou" a suspa a prieira coisa a ver seria folga an caixa, ainda com a roda faz o teste!!!!

entendi outra coisa pela sua descrição!!!

desculpem mais uma vez a vergonha que passei!!!

depois fala ai como foi o desfecho!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptySeg 28 maio 2012 - 9:41

Pilaco: na caixa existe uma pequena sanfona de borracha, que amortece impactos no agregado da caixa, que na real só serve pra bonito. Geralmente é uma borracha laranja ou azul violeta, pro agregado não tocar a estrutura do carro... isso eu chamo de amortecedor da caixa.

Na real, mexa só nos axiais.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
Pilaco
Usuario
Usuario
Pilaco



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptyTer 29 maio 2012 - 7:37

Hmm.. Achei que existia um outro amortecedor p/ o sistema de direção. haha
Esse amortecedor que vc citou alpha, atua tipo um coxim?

Rapaziada, troca dos braços axiais, coifas e terminais dos braços efetuada.
Só que o problema persistiu. Sad
Segundo os mecânicos, os braços realmente apresentavam folgas. Estavam bem maleáveis na junta (movimentos hor/vert. e circular), é isso que constata a folga?


Bom.. Haja visto que não é suspensão, também não é o amortecimento da caixa, será provável que a própria caixa de direção esteja condenada? Ou pende mais p/ o lado da coluna e afins?


Grande abraço meus caros! E obrigado pelas infos!!!
afro
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptyTer 29 maio 2012 - 7:56

Pilaco: não, é só pro agregado não bater ou vibrar mesmo... não tem função de segurar nada no lugar correto, pois a caixa é aparafusada e geralmente é bem fixa.

A folga nos braços geralmente a gente aproveita e troca o embuchamento e os retentores da caixa de direção, ou seja, "faz" a caixa... é uma operação de , aprox, 1200 reais.

Agora, se o barulho persiste... não é coxim do motor estourado?
Ir para o topo Ir para baixo
Pilaco
Usuario
Usuario
Pilaco



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptyTer 29 maio 2012 - 9:04

Pode crer Alpha.. Digamos que é somente perfumaria. Haha


A caixa não apresenta barulhos, o que ocorre é que sempre que estou transitando (ocorre somente até uns 50km/h) em uma reta e a mesma possui piso irregular, o volante gira por conta própria, literalmente transmitindo as irregularidades e tirando o carro da trajetória (Para andar em linha reta, tenho que estar corrigindo o tempo todo).
Imagine alguém que puxa bruscamente o volante pra um dos lados e solta rapidamente sempre que se passa em saliência em linha reta.

Em curvas está normal, em reta e passando dos 60km/h o sintoma se manifesta também, porém com menor intensidade.


Grato meus caros!
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptyTer 29 maio 2012 - 9:17

só pode ser folga na caixa... em algum lugar, no pinhão do volante, algo assim. Sou de Ctba, quer q eu de uma olhada?
Ir para o topo Ir para baixo
Pilaco
Usuario
Usuario
Pilaco



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptyTer 29 maio 2012 - 9:24

Opa, mais é claro! Vc tem disponibilidade, Alpha?
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  EmptyTer 29 maio 2012 - 10:07

só no final de semaan, to indo pra SP amanha.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Problema com trancos no sistema de direção.  Empty
MensagemAssunto: Re: Problema com trancos no sistema de direção.    Problema com trancos no sistema de direção.  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Problema com trancos no sistema de direção.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Toc toc no sistema de direção.
» Sistema de direção avariado
» Problema - Polia correia direção, óleo vazado
» sistema ca--! roda torta?
» Sistema CATT

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: