Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Regulagem da Traseira;

Ir para baixo 
+3
rmpugliese
alphatech
edsonlago
7 participantes
AutorMensagem
edsonlago
Usuario
Usuario
edsonlago



Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptySáb 27 Abr 2013 - 15:34

Olá Pessoal;

troquei os rolamentos da suspensão traseira e não estou conseguindo alinhar, apesar ter feito as marcações - está um lado mais alto que outro;

como resolver????
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptySex 3 maio 2013 - 7:47

cara, tu marcou errado, então.

Marcou o dente certo no semi-eixo e no suporte, tem que ficar da mesma altura.
Se não tá da mesma altura, solta um dente do lado que tá mais alto, simples assim.

Abs
Ir para o topo Ir para baixo
edsonlago
Usuario
Usuario
edsonlago



Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptySex 3 maio 2013 - 10:32

Alpha, regula naquela primeira chapa do tubo principal ou nas barras vermelhas???
Ir para o topo Ir para baixo
rmpugliese
Membro
Membro




Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptySex 3 maio 2013 - 10:54

Pessoal, estou montando um tutorial de como trocar os rolamentos do semi-eixo, ia criar um tópico pois estou com uma dúvida, mas acredito que esse tópico resolva, inclusive o edsonlago deve poder resolver facilmente.

Soltei os parafusos da manga, das barras de torção e do amortecedor; marquei os dentes em todos possíveis locais; Fiz isso dos dois lados e consegui retirar o eixo principal; mas não consegui retirar os semi-eixos.

É na porrada mesmo? Dei belas marretadas e nem se mexeu.

Estava tirando fotos de todos os processos, mas como não consegui retirar, montei tudo novamente. Quero fazer nas próximas semanas. Abaixo coloco uma foto como demonstração de onde parei.

Regulagem da Traseira; Dscn6806p



Ir para o topo Ir para baixo
edsonlago
Usuario
Usuario
edsonlago



Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptySex 3 maio 2013 - 12:27

boa iniciativa rmpugliese, na internet até agora só achei do Peugeot, que é um pouco diferente.

Pra retirar foi na marretada mesmo;
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptySáb 4 maio 2013 - 0:07

tu tirou foi só a ponta do iceberg..

tem que soltar o cavalete do freio, e sim, com todos os parafusos soltos, CHAMA o braço articulado na marreta que uma hora ele sai...

sim, muitas vezes, tu tem que bater mais de meia hora, e bater até cair as mãos.. mas ele sai...

e sim, é MUITO dificil tirar ele... quando ele decide emperrar....


e quanto ao amigo que tá comproblemas na regulagem, cara, tu vai ter que ir tentando até acertar... dente por dente...
Ir para o topo Ir para baixo
edsonlago
Usuario
Usuario
edsonlago



Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptySáb 4 maio 2013 - 12:17

gnw escreveu:
.

e quanto ao amigo que tá comproblemas na regulagem, cara, tu vai ter que ir tentando até acertar... dente por dente...

é o que rolando, já tentei umas quatro vezes - e continua torto - eu pensei em desmontar tudo de novo e regular pelos amortecedores mas acho que vai ficar muito alto -

valeu
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptySáb 4 maio 2013 - 12:21

continua, q uma hora vai!
Ir para o topo Ir para baixo
marcelo.lbs
Usuario
Usuario
marcelo.lbs



Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptySáb 4 maio 2013 - 13:09

Cerveja como são as coisas..... hoje fiz a inscrição em um curso de mecânica só pra poder aprender umas coisas e poder mexer eu mesmo no meu carro... kkkk e poder fazer isso ai... o tal de "faça você mesmo"....rsrr
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptySáb 4 maio 2013 - 14:40

marcelo.lbs escreveu:
Cerveja como são as coisas..... hoje fiz a inscrição em um curso de mecânica só pra poder aprender umas coisas e poder mexer eu mesmo no meu carro... kkkk e poder fazer isso ai... o tal de "faça você mesmo"....rsrr

aí sim!!
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptySáb 4 maio 2013 - 22:29

gnw escreveu:
tu tirou foi só a ponta do iceberg...


uhahuahuahu casquei aqui!!!

cara tem muito chão ainda!!!!

estufa o peito e vai pra cima!!!
Ir para o topo Ir para baixo
rmpugliese
Membro
Membro




Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptySeg 6 maio 2013 - 11:26

Humm... valeu pelo "apoio" aí... rsrs

No próximo feriado vou desmontar novamente e descer a porrada. No entanto, estou pensando... vocês sabem qual o material exato que é feito o rolamento, a barra e o semi-eixo?

Se soubermos os materiais, podemos buscar seus coeficientes de dilatação e, assim, aumentar ou diminuir a temperatura deles para que o rolamento se solte mais facilmente.

Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptySeg 6 maio 2013 - 19:30

só bate e deu... hahahahaha
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptyTer 7 maio 2013 - 21:21

rmpugliese escreveu:
Humm... valeu pelo "apoio" aí... rsrs

No próximo feriado vou desmontar novamente e descer a porrada. No entanto, estou pensando... vocês sabem qual o material exato que é feito o rolamento, a barra e o semi-eixo?

Se soubermos os materiais, podemos buscar seus coeficientes de dilatação e, assim, aumentar ou diminuir a temperatura deles para que o rolamento se solte mais facilmente.


coeficientes de dilatação???? huahuahuahuahuahuhua

brow porrimetro nela!!!! desce o braço!!!!!

usa o coeficiente de 5kg de marreta!! quero ver ela continuar lá!!! vai sair piando!!!!!!


huehuehuehuehuehue
Ir para o topo Ir para baixo
rmpugliese
Membro
Membro




Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptyQua 8 maio 2013 - 8:36

Pô, assim vocês acabam com a possibilidade de reflexão.... rsrsrs

Bacanhim e gnw, eu não estava brincando não... uma variação de décimos de milímetro numa área de alguns centímetros quadrados é suficiente para facilitar o serviço centenas de vezes...

Mas a porrada é necessária de qualquer forma, o que quero diminuir é quantidade e o tempo.

Mas talvez eu esteja com preguiça mesmo e tentando encontrar uma saída light ... hahaha

Ah, vou preparar um belo tutorial, passo a passo... valeu!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptyQua 8 maio 2013 - 23:01

to ligado brow, mas repito:

usa o coeficiente de 5kg de marreta!!!

vai por mim!!!

ehuehuheuuehhe

nem imagino qual o meterial exato que compoe cada peça!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptySeg 13 maio 2013 - 7:25


O material do rolamento é em 99% dos casos aço martensítico AISI 440C ou aço inoxidável ES1, dependendo se for INA, IMA ou SFK (ES1 é patenteado SKF).

O semi-eixo é feito normalmente em aço SAE 8640 ou AISI 440C (mesmo material do rolamento), justamente pra não dar diferença de dilatação e a peça se soltar.

Os tubos de eixo geralmente são confeccionados em aço SAE 8620 ou SAE 4640.

Veja, isso são linhas gerais. Fiz um cálculo básico aqui e... pra tu soltar isso na munheca, sem precisar de ferramentas pesadas, vai ter que esquentar a peça pelo menos a uns 80/100ºC.... prepara ao caldeirão pra ferver a peça inteira... Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptyQui 16 maio 2013 - 11:38

vish...

como disse anteriormente...

porrímetro nela!!!!

5kgs dá conta!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
MOURÃO
Usuario
Usuario




Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptyQui 16 maio 2013 - 12:11

Bacanhim escreveu:
rmpugliese escreveu:
Humm... valeu pelo "apoio" aí... rsrs

No próximo feriado vou desmontar novamente e descer a porrada. No entanto, estou pensando... vocês sabem qual o material exato que é feito o rolamento, a barra e o semi-eixo?

Se soubermos os materiais, podemos buscar seus coeficientes de dilatação e, assim, aumentar ou diminuir a temperatura deles para que o rolamento se solte mais facilmente.


coeficientes de dilatação???? huahuahuahuahuahuhua

brow porrimetro nela!!!! desce o braço!!!!!

usa o coeficiente de 5kg de marreta!! quero ver ela continuar lá!!! vai sair piando!!!!!!


huehuehuehuehuehue


Razz hahahha.. Essa foi muito boa.
Que mané coeficiente....ahhaha
Ir para o topo Ir para baixo
MOURÃO
Usuario
Usuario




Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptyQui 16 maio 2013 - 12:15

Razz
alphatech escreveu:

O material do rolamento é em 99% dos casos aço martensítico AISI 440C ou aço inoxidável ES1, dependendo se for INA, IMA ou SFK (ES1 é patenteado SKF).

O semi-eixo é feito normalmente em aço SAE 8640 ou AISI 440C (mesmo material do rolamento), justamente pra não dar diferença de dilatação e a peça se soltar.

Os tubos de eixo geralmente são confeccionados em aço SAE 8620 ou SAE 4640.

Veja, isso são linhas gerais. Fiz um cálculo básico aqui e... pra tu soltar isso na munheca, sem precisar de ferramentas pesadas, vai ter que esquentar a peça pelo menos a uns 80/100ºC.... prepara ao caldeirão pra ferver a peça inteira... Razz
Razz
VAI DAR MERDA.....hahhahah
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; EmptySex 17 maio 2013 - 22:51

conseguir fazer esse trampo de aquecer o eixo, certamente leva mais tempo do que usar uma marreta!!!


pode sentar a porrada, que ele sai! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Regulagem da Traseira; Empty
MensagemAssunto: Re: Regulagem da Traseira;   Regulagem da Traseira; Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Regulagem da Traseira;
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Regulagem suspensão traseira
» Regulagem da Suspensão Traseira do Xsara Picasso.
» Regulagem da embreagem do N6
» Regulagem da porta
» Regulagem de Farol.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: