Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!

InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  

Compartilhe | 

Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
The Mechanic
Membro
Membro

MensagemAssunto: Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4   Dom 8 Dez 2013 - 18:51

Fala pessoal do Clube!

Andei sumido mas tô voltando com um conteudo que havia prometido algum tempo atrás: a retifica completa + revisão do câmbio do meu N7.
Tive que fazer o motor na marra mesmo, já que mesmo queimando óleo, vazando e batendo "saia de pistão" eu estava usando o carro normalmente. Fui obrigado a fazer a retifica após uma das válvulas de admissão do 3º cilindro rachar e a compressão desse cilindro ir a 0 bar.

Não pude detalhar a montagem do motor pois fiquei no corre corre na oficina onde trabalho e só consegui tirar algumas fotos onde todos poderão ver o trabalho desde a desmontagem do motor até a finalização que ocorrerá essa semana ( Se Deus quiser, chega de ficar andando de Fiat 147!!!)

Segue as fotos:

Primeiro dia: Desmontagem

Como podem reparar meu motor estava com uns gatilhos...- detalhe para a mangueira do respiro!

Muita sujeira e vazamento de óleo do motor

Sem válvula termostática- Agora isso será corrigido

Sinais de vazamento pela junta do cárter- O Retentor do volante havia sido trocado junto com a embreagem por mim e mesmo assim o vazamento continuou.

Cabeçote com presença de borra. Já fora do carro o mesmo foi desmontado para verificação das válvulas- Conclusão: troca das 16 válvulas

Detalhe no cárter- Bujão sob medida, uma boa solução para quem espanou a rosca do cárter e não quer retirar o cárter. Serviço pode ser feito no lugar.

Muita borra!

Motor sem o cárter

Bomba de óleo- Para a minha surpresa já era nova!

O virabrequim.

Coxim inferior do motor quebrado.

Catalisador ainda original. Apresenta sinais de entupimento por queima de óleo.

Por enquanto essas são as fotos que passei para o PC e estou mostrando a todos. Essa semana devo concluir a montagem e irei postar mais fotos e inclusive a revisão do câmbio que estava vazando.

Também disponibilizarei a lista de peças que comprei, quanto custou tudo e o preço de uma mão-de-obra dessas para o pessoal ter uma noção do quanto se gasta para fazer um motor desses.

Se alguém precisar de alguma foto especifica só me pedir, a hora é essa!. As do nosso amigo Gtomar já estão separadas para ele fazer o motor dele aspirado.
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4   Dom 8 Dez 2013 - 23:14

bujão do delrey.. ou corcel.. não me lembro.. mas é esse mesmo!!!

M14! colocamos direto, lá na oficina... KKKKK

de que jeito que rachou a valvula????

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

Usuario

MensagemAssunto: Re: Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4   Dom 8 Dez 2013 - 23:50

Bacana..acompanhando
Juliano
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4   Seg 9 Dez 2013 - 9:04

boa sorte amigo, e depois posta as fotos dele zerado haha

abs.
The Mechanic
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4   Seg 9 Dez 2013 - 17:30

gnw escreveu:
bujão do delrey.. ou corcel.. não me lembro.. mas é esse mesmo!!!

M14! colocamos direto, lá na oficina... KKKKK

de que jeito que rachou a valvula????

Gnw o bujão eu não sei de que carro que é mas te digo uma coisa ele me salvou, pois a rosca do meu cárter estava estourada justo quando fui trocar o óleo pela primeira vez.

Acho que não é de Corcel ou melhor dizendo de motor CHT pois esse que coloquei é M18 cabeça 27mm, já o do CHT é M12 cabeça 13mm.

Em relação a válvula rachada nem sei como aconteceu, acho que foi pq a cabeça da válvula estava fina demais onde ela assenta na sede.
The Mechanic
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4   Seg 9 Dez 2013 - 17:31

TIRRENNO escreveu:
Bacana..acompanhando

Vá acompanhando pois essa semana eu finalizo ele e postarei mais fotos.
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4   Seg 9 Dez 2013 - 17:37

então é.. m18.. e eu to viajando... mas é de alguma coisa do tipo.. corcel, delrey.. algo por aí

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Estabilidade, conforto e segurança, é isso que a mulher procura em um homem e é isso que o homem procura em um carro."

Usuario

MensagemAssunto: Re: Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4   Ter 17 Dez 2013 - 7:54

muito bom.. parabéns pela força de vontade!
Essa semana vou mandar fazer a rosa no meu carter tbm, como é retífica de moto ele pediu pra levar o carter, dai aproveito pra trocar a junta e dar uma olhada no motor por dentro.. afinal o Xsarinha acabou de completar 200 mil km!!
gtomar
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4   Ter 17 Dez 2013 - 9:21

Parabens pelo tópico! Estas fotos são de grande ajuda para todos, assim como eu, que não conhecem o motor aberto deste carro.
Convidado
Convidado

MensagemAssunto: Re: Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4   Qua 18 Dez 2013 - 19:26

Boa sorte aí cara assim como o meu desejo q o seu tb fique zerado.
The Mechanic
Membro
Membro

MensagemAssunto: Re: Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4   Sex 20 Dez 2013 - 19:10

Continuando com as fotos...

Aproveitei a retirada do motor e também para eliminar vazamentos de óleo em definitivo, combinei com um amigo que conserta caixas de marcha e pedi para ele abrir a caixa do Xsara...

Conjunto de 5ª macha

Caixa já aberta. Por incrivel que pareça a caixa está perfeita!

Detalhe neste eixo. Aqui leva um micro retentor,onde a grande maioria das caixas de marcha que já vi, isso em carros que vão na oficina onde trabalho está vazando por ele, porém para troca-lo somente removendo a caixa. O retentor foi barato custou apenas R$9,00 na CC.

Continuando com as fotos do motor...

Pra quem não conheçe esse é um tucho. Detalhe: Todos os 16 tuchos apresentavam borra de óleo em sua parte interna. Consegui limpar todos... essa foi a parte mais trabalhosa. Como podem ver esse pó preto é óleo velho que virou borra.

A polia estava desmanchando a borracha anti-vibração pelo lado de dentro. Achei viável troca-la logo.

O jogo de pistões novos da marca Suloy. Boa alternativa para "baratear" a retifica, já que para voltar o motor para STD fica bem mais salgado. Hoje em dia a Suloy evolui na fabricação de pistões sob medida e compete com marcas de 1ª linha como Metal Leve.

Coletor de admissão já descarbonizado com Car 80. O que saiu de dentro dele é pior que borra de café. Ô gasolina ruim!!

Pistôes montados nas bielas.

Fotos do cilindro e detalhe para o jet cooler. Um pequeno injetor de óleo que auxilia a lubrificação do cilindro e do pistão.

Parcial já montado.

Parcial e caixa de marchas já instalados.

Pulei algumas etapas na montagem pois estava com pressa de montar o carro, já que isso tudo transcorreu 1 mês

Continuando...

Coxim e bucha do tirante novos!

Junta do cabeçote original.

Iniciando a colocação do cabeçote.

Retentor do comando Taranto. Não é o melhor, mas é melhor que Junta Basto ou outra marca genérica.

Gaiola do comando de admissão instalada. Usei selante ABRO 999 para fazer a vedação. Recomendo para quem precisar!

Após instalar a gaiola do comando de escapamento, hora de colocar a tampa e usei junta da tampa Taranto também.

Vou ficar devendo as fotos finais do motor, pois não sei onde foi parar, mas irei providenciar. Algumas etapas como eu disse foram puladas ou melhor nem estava com câmera disponivel na hora, ai passou batido.

Vou catar as fotos finais de montagem e irei postar junto com a lista e valores de peças e mão-de-obra de tudo.
TIRRENNO
Usuario
Usuario

MensagemAssunto: Re: Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4   Sex 20 Dez 2013 - 21:55

muito bacana...dá gosto demais ver um motor ressurgir assim
gnw
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4   Sex 20 Dez 2013 - 21:57

ia dizer pra tu trocar os dois rolamentos do eixo secundario, por que eles DÃO problema, SEMPRE!

mas já tá fechado... kkkkkk

show o trabalho...

dica: procure por juntas e retentores elring. são bons e baratos... ou originais!!! tambem não são caros!!!!

MensagemAssunto: Re: Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4   

Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Retificando o motor do Xsara N7- TU5JP4
» [Compro] Motor/Bloco Xsara Break 99/00 1.8 16v
» Posso mandar lavar o MOTOR do XSARA sem medo? Onde vcs me recomendam aqui no RJ?
» Motor engasgando, Xsara Picasso 2.0 16v
» motor partida Xsara N7

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: