Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Dúvida sobre xenon

Ir para baixo 
+5
aasouza
Toga_NG
leosobrinho
Tato SP
Djcxsara
9 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Djcxsara
Membro
Membro
Djcxsara



Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptySex 27 Ago 2010 - 8:14

Amigos to com uma dúvida sobre xenon, é o seguinte como está em relação a fiscalização? É proibido? Tenho vontade de colocar no meu carro, só na baixa mas como rodo direto em estrada estadual tenho medo de ser pego em alguma blitz , será que é proibido mesmo o carro tendo reg elétrica no farol? Abs!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptySex 27 Ago 2010 - 8:41

Para que evite maiores problemas, e tenha que ficar utilizando interpretações no mínimo, polêmicas da resolução do Contran, aconselho que não instale o kit e use lâmpadas super brancas de boa qualidade acompanhadas de um rele apropriado para tornar mais eficaz a iluminação externa.

Um abraço!
Ir para o topo Ir para baixo
Djcxsara
Membro
Membro
Djcxsara



Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptySex 27 Ago 2010 - 16:14

Felix-RJ escreveu:
Para que evite maiores problemas, e tenha que ficar utilizando interpretações no mínimo, polêmicas da resolução do Contran, aconselho que não instale o kit e use lâmpadas super brancas de boa qualidade acompanhadas de um rele apropriado para tornar mais eficaz a iluminação externa.

Um abraço!
Mas essas super brancas os guardas também não multam?
Ir para o topo Ir para baixo
Tato SP
Admin
Admin
Tato SP



Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptySáb 28 Ago 2010 - 20:37

Utilizo a mais de 2 anos Xenon tanto no meu farol baixo, quanto nos milhas de 6000 K
(o chamado branco puro). Utilizo o carro no meu dia a dia, viajo bastante, pego blitz nas ruas, e nunca tive nenhum tipo de problema, acredito que por ser um veículo importado, a fiscalização seja mais branda, pelo menos aqui no Estado de SP. Antes de ter Xenon utilizava as Cristal Vision de 4300 K da Philips, mas é uma coisa que recomendo mais pela beleza do que pela funcionalidade, em ruas com pouca iluminação ela se torna eficaz, mas em ruas bem iluminadas ela praticamente desaparece no chão, e não existe comparação com o Xenon, esse sim ilumina de verdade. Apenas recomendo caso opte pelo Xenon de comprar kits até 6000 K, que são bem mais tolerados inclusive pela própria fiscalização.
Ir para o topo Ir para baixo
Djcxsara
Membro
Membro
Djcxsara



Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptyDom 29 Ago 2010 - 14:03

Tato SP escreveu:
Utilizo a mais de 2 anos Xenon tanto no meu farol baixo, quanto nos milhas de 6000 K
(o chamado branco puro). Utilizo o carro no meu dia a dia, viajo bastante, pego blitz nas ruas, e nunca tive nenhum tipo de problema, acredito que por ser um veículo importado, a fiscalização seja mais branda, pelo menos aqui no Estado de SP. Antes de ter Xenon utilizava as Cristal Vision de 4300 K da Philips, mas é uma coisa que recomendo mais pela beleza do que pela funcionalidade, em ruas com pouca iluminação ela se torna eficaz, mas em ruas bem iluminadas ela praticamente desaparece no chão, e não existe comparação com o Xenon, esse sim ilumina de verdade. Apenas recomendo caso opte pelo Xenon de comprar kits até 6000 K, que são bem mais tolerados inclusive pela própria fiscalização.
Valeu ! Vou ver o que faço, o meu pai tem um kit parado lá na casa dele, ele tirou de um Xsara que ele tinha, mas não sei de quantos K são as lâmpadas, como eu faço pra saber? Vem escrito em algum lugar?
Ir para o topo Ir para baixo
Tato SP
Admin
Admin
Tato SP



Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptySeg 30 Ago 2010 - 0:01

Geralmente elas vem dentro de uma espécie de embalagem rosqueada que as protegem, se suas lampadas estiverem guardadas dessa forma, vem escrito na parte debaixo da embalagem a quantidade de Kelvin. Senão na própria lampada existe um filete bem discreto, se ele for azul a lampada geralmente é de 8000 K se for branco de 6000 K.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Djcxsara
Membro
Membro
Djcxsara



Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptySeg 30 Ago 2010 - 4:52

Tato SP escreveu:
Geralmente elas vem dentro de uma espécie de embalagem rosqueada que as protegem, se suas lampadas estiverem guardadas dessa forma, vem escrito na parte debaixo da embalagem a quantidade de Kelvin. Senão na própria lampada existe um filete bem discreto, se ele for azul a lampada geralmente é de 8000 K se for branco de 6000 K.

Abraços
Obrigado! Vou dar uma olhada,mas se não me engano é azul o filete.
Ir para o topo Ir para baixo
leosobrinho
Membro
Membro




Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptySeg 30 Ago 2010 - 16:50

Cuidado, lâmpada nem precisa ser Xenon para tomar multa. Basta ser azul ou outra cor.

Tenho Xenon 6000k no meu e nunca tive problema, um amigo meu colocou de 8000k (azul) e foi multado.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptyQui 2 Set 2010 - 20:35

Soube que o DETRAN pode lhe autorizar, mediante pedido, o uso dele de até o máximo de 6000.Entretanto, é de bom tom solicitar a autorização e só adaptar em caso positivo pois em alguns casos, me parece, eles vistoriam o carro antes.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptyQui 2 Set 2010 - 20:41

DJXSARA: Busque na Internet, GOOGLE, sobre a legalização e faça uma busca - ...É LEGAL O USO DE LAMPADAS,OU FAROIS DE XENON...A ilegalidade sem aurorização é certeira mas em alguns casos eles tem autorizado.Outro ponto é o fato de nenhum agente da autoridqade lhe parar e lhe multar, o que pode ocorrer a qualquer momento.Acredito que, salvo melhor juízo, as atitudes apresentadas lhe darão capacidade para decidir.Um forte abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
Tato SP
Admin
Admin
Tato SP



Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptyQui 2 Set 2010 - 22:10

Pra regularizar existem sim alguns trâmites, como vistoria, e mudança do documento constando alteração de iluminação. Eu não regularizei o meu por não concordar com essa lei ridícula, e não vou dar meu dinheiro (que pelo que sei pra legalizar se chega a gastar aproximadamente R$ 700,00).

Mas na minha opinião essa será mais uma lei que nem foi a do engate e insufilm, que além de não ter propósito e nem coerência, acabará caindo uma hora ou outra.

Só no Brasil mesmo que um item de segurança como o Xenon é visto como se fosse algo ilegal, todo farol que esteja desregulado ofusca o motorista na mão contrária seja ele Xenon, Halógeno e etc...

Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptyQui 2 Set 2010 - 23:06

tATO POR OUTRO LADO LHE DOU RAZÃO E MUITA! nÃO ESQUEÇAMOS QUE ESTAMOS NO bRASIL E VEJA QUE UMA DAS CONDIÇOES DE APROVAÇÃO, ME PARECE, ESTÁ NO USO DE LIMPADORES SOBRE OS XENON.nA eURROPA EXIGEM ESSA CONDIÇÃO PARA INSTALAÇÃO PORQUE ELES SERVEM PARA A LIMPEZA DA NEVE, O QUE AQUI NÃO OCORRE E É UMA BAITA INCOERÊNCIA....MAS INFELIZMENTE NÃO DEVO DESEJAR A VOCES QUE SEJAM MULTADOS OU QUE TENHAM SEUS VEÍCULOS APREENDIDOS, SE FOR O CASO.QUANDO ENTREI NOP CLUBE FOI COM O PROPÓSITO, SENDO O CASO E PODENDO, DE AJUDAR OU SER AJUDADO E PARA QUE DECIDAM DCOM FIRMEZA,ME PARECE, TEM DE TER CONHECIMENTO INTEGRAL DO ASUNTO....MAS EM PARTE TEM RAZÃO E MUITA AFINAL AQUI NÃO NEVA.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptySex 3 Set 2010 - 0:28

Caero DJXSARA se me permite e os demais colegas, longe da redundancia, e sdalvo melhor Juizo lhe apresentar um arrazoado e minucioso relato de um pessoal-estraido da Internet, que há muito vel tentando obter a devida autorização para uso do Xenon oficialmente.Aliás uma briguinha dessas poderíamos também iniciar dependendo da autorização de nossos líderes do Clube tendo em vista o cunhecimento jurídico que tenho e tantos outros de nosso Clube.Bom, veja abaixo e tome sua decisão.Inclusive citam a necessidade para aprovação do esguijo ou limpador de vidro que te citei.Veja também pelos fatos citados que a filosofia ou teoria do TATO está mais do que certa.Pois soube através desse documento que carros da Europa nos chegam equipados com XENON e nós temos de promover essa batalha?Bem solicito que efetue uma leitia pormenorizada e atenta para que possa, e os demais colegas interessados,tomar uma decisão sobre a intalação ou não.Um forte abraço e espero ter lhe apresentado argumentos e fatos.Ai vai:


OptionsDisable Get Free Shots
xenonlegal.com.br – Grupo AIX.
A sua fonte confiável de informações sobre kits xenon.Início Quem somos Juridico Comunicacao Hoje é o dia D
2009/03/16
Pessoal,


Conforme informado no último post, seria realizada uma nova Câmara Temática onde esperava-se que o assunto fosse resolvido. Pois então. Esta nova Câmara foi realizada dia 05/03 e, desta vez, sem a presença do Grupo AIX. Felizmente, mesmo nesta segunda reunião, nada foi decidido também. Desta forma, foi convocado agora, uma reunião a ser realizada, não mais em Brasília, mas sim no Rio de Janeiro (provavelmente na sede do INMETRO – confirmo informação ainda hj), onde nesta estarão também presentes: INMETRO, CB05, PF, DENATRAN, Grupo AIX, entre outros. Segundo consta na carta-convite, essa sim é a reunião do “vai ou racha”. Ela está sendo realizada na segunda-feira (16 de Março) pelo período da manhã sem previsão de término.

Sendo assim, mais uma vez, esperamos que hoje seja tudo resolvido, agora para o benefício de todos os utilizadores deste tipo de farol, uma vez que estudos realizados nos países desenvolvidos (Europa) apontam um grande índice de redução de acidentes, justamente pela utilização de faróis de xenon e não o contrário. Estarei anexando o documento contendo estas informações que foi protocolado no Gabinete da Deputada Angela e enviado ao Diretor do DENATRAN, Sr. Alfredo Peres.

Resumindo pessoal, assim como na 2ª Guerra, hoje é o dia “D”. Torcemos para que tudo seja resolvido e tão logo o Sr. Paulo retorne da reunião, postaremos aqui as conclusões chegadas na mesma.

Boa sorte para todos nós!

Atenciosamente,

Eduardo Brandl

Grupo AIX.

Carta DENATRAN 01

Carta DENATRAN 02

73 comentários | Comunicados AIX, Legislacao | Etiquetado: reunião, Rio de Janeiro | Link Permanente
Escrito por Eduardo Brandl


--------------------------------------------------------------------------------

Câmara Temática realizada e… nada decidido!
2009/02/18
Caros,
Conforme haviamos informado, nesta terca-feira dia 17, foi realizada a Câmara Temática onde entre outros assuntos, foi discutido a necessidade (ou não) da instalação do sistema de limpeza de faróis (para veículos com lâmpadas de xenon – o famoso esguicho de água).

Pois bem. O grupo AIX, esteve presente na mesma, levando consigo um Professor/ Pesquisador – Técnico da Universidade Federal de Santa Catarina que trabalha no laboratório de engenharia, o qual efetuou uma série de testes, a fim de comprovar via laudo a não necessidade da instalação do sistema de limpeza.

Pois bem. Chegando lá, tanto o Sr. Paulo como outros membros da comitiva, notaram que a reunião não estava seguindo a ordem como esperavam. A reunião mostrou-se muito tumultuada e um tanto agressiva pela parte de algumas pessoas presentes, as quais estavam dispostas a revidar quaisquer informações trazidas pelo Grupo AIX e seus parceiros. Como fomos apenas convidados para participar e não exatamente convocados, em dado momento, a comitiva que estava representando o Grupo AIX foi convidada a se retirar da sala para dar sequencia a reunião.

Desta forma, um tanto quanto desacreditados, procuraram auxílio na mesma pessoa que os recebeu prestativamente desde a 1ª audiência em Brasília (Deputada Ângela Amim). A mesma, ao ficar ao par de toda a situação, informou que estaria pessoalmente, a partir daquele momento, tomando a frente desta situação e buscando uma solução definitva para o impasse.

Mais tarde, os integrantes da comitiva do Grupo AIX foram informados que a reunião teria terminado mas SEM NENHUMA DEFINIÇÃO SOBRE O ASSUNTO. Razão pela qual, nova Câmara Temática será relizada no próximo mês (Março) mas sem data prevista.

Sendo assim, o que nos resta novamente é esperar. Outra informação valiosa é que, enquanto isto, nenhuma alteração de resolução ou qualquer novidade entrará em vigor (palavras de um funcionário de alto escalão do DENATRAN). Em termos coloquiais, “pior do que está não vai ficar”.

Atenciosamente,

Eduardo Brandl
Grupo AIX.

109 comentários | Comunicados AIX, Legislacao, Noticias e reportagens | Etiquetado: 17 de fevereiro, Câmara temática, Legislacao, xenon, xenon legal, xenon liberado | Link Permanente
Escrito por Eduardo Brandl


--------------------------------------------------------------------------------

Uma luz no fim do túnel – Câmara Temática agendada – 17/02/09
2009/02/06
Caros,

Conforme informamos em inúmeras respostas anteriores, a última visita do Sr. Paulo à Brasília foi muito produtiva. Esta, juntamente com a pressão de outros inúmeros interessados, culminou na convocação extraordinária de uma Câmara Temática de Assuntos Veiculares – CTAV, que será realizada agora no dia 17 do presente mês, com o principal intúito de questionar a necessidade da instalação do sistema de limpeza de faróis no Brasil.

Cremos que a reunião será muito proveitosa, pois todos os usuários de kits de conversão xenon do Brasil poderão ficar tranquilos, sem ter que instalar equipamentos desnecessários à correta utilização do produto.

Estou postando, abaixo, o devido requerimento, o qual foi protocolado dia 28.01.09.

Desta forma, estamos confiantes que, neste dia, conseguiremos efetivamente “provar” que não existe a necessidade do devido sistema, fazendo com que qualquer veículo que possua APENAS o sistema de regulagem de farol (mesmo que seja manual e/ou através de parafusos) possa instalar as respectivas lâmpadas xenon. Contamos agora com a colaboração todos.

Falta pouco!




Atenciosamente,

Eduardo Brandl
Grupo AIX.

108 comentários | Comunicados AIX | Link Permanente
Escrito por Eduardo Brandl


--------------------------------------------------------------------------------

DETRAN/SP – Modelo de autorização e documento CARIMBADO!
2009/01/23
Caros,

Recebemos e-mails com informações muito importantes pra quem está tentando regularizar seu carro no estado de São Paulo. Como o DETRAN/SP diz que não tem no sistema ainda como mudar o documento do carro, um colaborador deste blog conseguiu que o documento dele fosse CARIMBADO atrás apenas, contendo o número do CSV!

Isto é ótimo. Vejam como ficou, e, se for o caso, imprimam e mostrem pros CIRETRANs ou DETRAN/SP que dá pra fazer sim a regularização, só precisando do carimbo:

01) Frente do CRLV não consta nada sobre modificação

Leia o resto deste post »

228 comentários | Comunicados AIX, Documentos | Etiquetado: xenon, xenon liberado, xenon regularizado, xenonlegal, detran/sp | Link Permanente
Escrito por Paulo Franzoni


--------------------------------------------------------------------------------

Autorização xenon vinculada ao limpador e outros
2009/01/21
Pessoal,

Como temos muita gente comentando que o DETRAN do seu estado não está dando a autorização para modificação do sistema de iluminação/sinalização, alegando que o carro tem que ter ‘limpadores de faróis e regulagem’, resolvi criar este outro post, até para mantê-los informados sobre o que fazer nestes casos e também para falar sobre o que estamos fazendo nestes últimos dias.

Leia o resto deste post »

263 comentários | Comunicados AIX | Etiquetado: kit xenon, xenon legal, xenon liberado, xenon liminar, xenon proibido, xenon regularizado, xenonlegal | Link Permanente
Escrito por Paulo Franzoni


--------------------------------------------------------------------------------

Autorização DETRANs e temperatura de cor
2009/01/14
Pessoal,

Estamos respondendo muitas (MUITAS) dúvidas sobre o que fazer quando o DETRAN do seu estado não der a autorização, e também várias perguntas se lâmpadas de 8000K passarão na vistoria.

Vamos lá!

Leia o resto deste post »

239 comentários | Comunicados AIX | Etiquetado: kit xenon, xenon legal, xenon liberado, xenon liminar, xenon proibido, xenon regularizado, xenonlegal | Link Permanente
Escrito por Paulo Franzoni


--------------------------------------------------------------------------------

Jornal Nacional – 09/jan/2009 – XENON PERMITIDO!
2009/01/09
Pessoal,

Serei repetitivo! É com IMENSA satisfação que escrevo este post.

A Rede Globo nos concedeu direito de resposta no Jornal Nacional, de acordo com nossa solicitação, entregue no dia 18 de Dezembro de 2008 e postado neste blog. Confiram a NOVA REPORTAGEM, veiculada hoje, dia 09.jan.2009!



Hoje foi um dia de ótimas notícias. Além da reportagem, entramos em contato direto com o DENATRAN, mais uma vez, e comentamos que os DETRANs da maioria dos estados não estavam dando a ‘Autorização para Alteração de Característica’ para modificar o sistema de iluminação.

Leia o resto deste post »

195 comentários | Comunicados AIX, Noticias e reportagens | Etiquetado: globo xenon, jornal nacional xenon, kit xenon, xenon legal, xenon liberado, xenon liminar, xenon proibido, xenon regularizado, xenonlegal | Link Permanente
Escrito por Paulo Franzoni


--------------------------------------------------------------------------------

XENON REGULARIZADO! 07/JAN/2009
2009/01/07
(EDITADO EM 12/JAN/2009) – Adicionado documento novo do carro – CRLV

Caros leitores,

É com IMENSA satisfação que escrevo este post.

Depois da nossa entrevista na RBS TV, o DETRAN de Santa Catarina realmente cumpriu com a palavra e concedeu a Autorização para Alteração de Característica do meu carro. Me fiz de cobaia para ajudar a esclarecer os fatos.

Segue o procedimento que fiz HOJE para regularizar o meu carro com kit de conversão xenon:

Leia o resto deste post »

296 comentários | Comunicados AIX, Documentos | Etiquetado: globo xenon, jornal nacional xenon, kit xenon, primeiro xenon regularizado, xenon legal, xenon liberado, xenon liminar, xenon proibido, xenon regularizado, xenonlegal | Link Permanente
Escrito por Paulo Franzoni


--------------------------------------------------------------------------------

Bom dia Santa Catarina – XENON PERMITIDO 07/JAN/2009
2009/01/07
Pessoal,

Demos uma entrevista hoje para o Jornal Bom Dia Santa Catarina, do Grupo RBS, afiliada Rede Globo.

Na reportagem, ficou muito claro que xenon está liberado, e o mais importante, o DETRAN de Santa Catarina já está autorizando a modificação e as vistorias para obtenção do CSV já estão liberadas a partir de hoje.



Leia o resto deste post »

22 comentários | Comunicados AIX, Noticias e reportagens | Etiquetado: globo xenon, kit xenon, rbs xenon, xenon legal, xenon liberado, xenon liminar, xenon regularizado, xenonlegal | Link Permanente
Escrito por Paulo Franzoni


--------------------------------------------------------------------------------

Regulamentação do uso dos faróis xenon ainda causa dúvidas nos motoristas
2009/01/06
Pessoal,

Saiu mais uma matéria dizendo que a colocação dos faróis de xenon não é proibida:

Regulamentação do uso dos faróis xenon ainda causa dúvidas nos motoristas

http://www.acessa.com/cidade/arquivo/jfhoje/2008/12/26-farois/

A resolução 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ainda confunde boa parte dos motoristas juizforanos que utilizam os faróis com o gás xenônio, conhecido como xenon, de cor azulada. A medida complementa parte do texto da resolução 227 e regula a utilização do faróis a partir de 1º de janeiro de 2009.

O ponto que causa a maior polêmica é o limite de luminosidade permitido para os faróis. A resolução 294 diz que “faróis baixos com uma fonte luminosa tendo um fluxo luminoso objetivo que exceda a 2.000 lúmens devem ser instalados somente conjuntamente com a instalação do(s) dispositivo(s) da limpeza do farol”. Leia o resto deste post »

6 comentários | Comunicados AIX | Etiquetado: globo xenon, jornal nacional xenon, kit xenon, xenon legal, xenon liberado, xenon liminar, xenon polícia denatran regulamentação, xenon proibido, xenon regularizado, xenonlegal | Link Permanente
Escrito por Fabiano Souza


--------------------------------------------------------------------------------

Como regularizar seu kit xenon
2009/01/06
Em virtude da grande quantidade de perguntas em relação a este mesmo assunto, aqui segue o passo-a-passo para efetuar a regularização do seu kit xenon.

Como regularizar seu kit: ( veículos fabricados até 31/12/2008 )

1. O motorista deverá comparecer a um Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA)/DETRAN para pedir autorização para alterar o sistema de iluminação;

2. A troca poderá ser feita na oficina de preferência;

3. O carro, munido da nota fiscal de compra do kit xenon, deverá de ser levado a uma instituição técnica licenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e certificada pelo Inmetro para obter um Certificado de Segurança Veicular – CSV (encontre o mais proximo em http://www.inmetro.gov.br/organismos/consulta.asp);

4. Com o documento (emitido pelo órgão de fiscalização), o motorista voltará ao CRVA/DETRAN para regularizar o Leia o resto deste post »

118 comentários | Comunicados AIX, Documentos, Legislacao | Etiquetado: kit xenon, xenon legal, xenon liberado, xenon polícia denatran regulamentação, xenon proibido, xenon regularizado, xenonlegal | Link Permanente
Escrito por Eduardo Brandl


--------------------------------------------------------------------------------

Consulta DENATRAN/CONTRAN
2008/12/31
(Editado: Carta-resposta no DENATRAN agora em alta resolução!)

Caros,

Havíamos protocolado uma carta-consulta diretamente na sede do DENATRAN, em Brasília/DF, no dia 18 de Dezembro de 2008, questionando qual seria o correto entendimento do referido órgão sobre as resoluções 227/07 e 294/08, visto que muitas pessoas estão/estavam falando sobre as resoluções de maneira equivocada.

HOJE, dia 23 de Dezembro de 2008, obtivemos resposta do diretor geral do DENATRAN, Sr. Alfredo Peres da Silva, quanto à nossa solicitação.

Tal consulta é de extrema valia e importância, pois a resposta atesta que não há proibição e, principalmente, esclarece que as resoluções somente atingem os veículos fabricados a partir de 01/01/2009, conforme vocês podem conferir nos documentos a seguir:

01) Carta-consulta, protocolada no dia 18/12/2008 por uma empresa do Grupo AIX:




02) Resposta do DENATRAN/CONTRAN

AGORA ARQUIVO EM ALTA RESOLUÇÃO!




Mais uma vez, o GRUPO AIX confirma o seu compromisso com a comunidade, esclarecendo os fatos e, principalmente, elucidando a correta interpretação das resoluções do CONTRAN.

Aproveitamos a edição do post para agradeçer, publicamente, à Deputada Federal Angela Amin, do PP/SC, que colocou-nos frente-a-frente com o diretor do DENATRAN e presidente do CONTRAN, Sr. Alfredo Peres de Silva, resultando na carta-resposta acima.

Paulo Franzoni

Grupo AIX.

49 comentários | Comunicados AIX, Documentos, Legislacao | Etiquetado: carta denatran, kit xenon, resposta denatran, xenon legal, xenon liberado, xenon liminar, xenon polícia denatran regulamentação, xenon proibido, xenon regularizado, xenonlegal | Link Permanente
Escrito por Paulo Franzoni


--------------------------------------------------------------------------------

Modificações Permitidas – DENATRAN
2008/12/30
Pessoal,

Segue link da resolução 292/08 (citada na carta-reposta do DENATRAN, item 3, acima).

http://xenonlegal.files.wordpress.com/2008/12/resolucao_contran_292.pdf

Esta resolução afirma claramente que, como falado pelo Grupo AIX anteriormente, para regularizar o seu kit de conversão xenon e EVITAR MULTAS, você precisa apenas de um CSV – Certificado de Segurança Veicular.

É muito importante lembrar que uma série de alterações nos veículos exige o CSV, até mesmo trocar as rodas do carro e rebaixá-lo.

Ainda na resolução 292/08, na página 05, temos a Tabela “Modificações Permitidas”. Por favor, consultem-na e confiram por si próprios o que estamos afirmando aqui.

Grupo AIX.

50 comentários | Comunicados AIX | Etiquetado: kit xenon, modificacao permitida denatran xenon, modificacao xenon, resolucao 292 denatran, xenon legal, xenon liberado, xenon liminar, xenon polícia denatran regulamentação, xenon proibido, xenon regularizado, xenonlegal | Link Permanente
Escrito por Paulo Franzoni


--------------------------------------------------------------------------------

Abaixo-assinado contra a resolução 294 do CONTRAN
2008/12/25
Sinta-se à vontade para participar deste abaixo-assinado e jutar-se a nós nesta luta.

http://www.abaixoassinado.org/webroot/assinaturas/abaixoassinado/3210

Grupo AIX.

15 comentários | Comunicados AIX | Etiquetado: abaixo-assinado, globo xenon, jornal nacional xenon, kit xenon, xenon, xenon legal, xenon liberado, xenon liminar, xenon polícia denatran regulamentação, xenon proibido, xenon regularizado, xenonlegal | Link Permanente
Escrito por Eduardo Brandl


--------------------------------------------------------------------------------

Visite e faça parte da nossa comunidade no orkut
2008/12/23
Visite e divulgue nossa comunidade no orkut!

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=79182529

Grupo AIX.

Deixar um comentário » | Comunicados AIX | Link Permanente
Escrito por Eduardo Brandl


--------------------------------------------------------------------------------

Pedido de resposta
2008/12/23
Prezados,



Protocolamos, enfim, nosso pedido de resposta à Central Globo de Jornalismo, visando que seja exibida uma nova reportagem com teor elucidativo sobre as resoluções 227/07 e 294/08, diferentemente da reportagem exibida em 03/dez/2008.



Como já é de nosso entendimento, as referidas resoluções não proíbem os kits de conversão xenon, bem como não advertem os já usuários a retirarem os kits de seus carros.










Aproveitamos o momento para informar que o SBT – Sistema Brasileiro de Televisão – trará uma reportagem muito informativa e completa sobre os kits de conversão xenon.



Ainda não temos a confirmação sobre qual edição publicará a matéria, porém já sabemos que será o SBT Brasil (21:30) ou o Jornal do SBT (00:15). No decorrer da semana confirmaremos.



Grupo AIX

4 comentários | Comunicados AIX, Documentos | Etiquetado: globo xenon, jornal nacional xenon, kit xenon, xenon legal, xenon liberado, xenon liminar, xenon polícia denatran regulamentação, xenon proibido, xenon regularizado, xenonlegal | Link Permanente
Escrito por Paulo Franzoni


--------------------------------------------------------------------------------

Diario Catarinense – 16/dez/2008
2008/12/22
Xenon regularizado


Leia mais no site oficial do Jornal Diario Catarinense, de 16/dez/2008.
Enfim, uma fonte séria de jornalismo, confirmando que os kits de conversão xenon estão regularizados, e não proibidos, como dizem outras reportagens. Lembrem-se, o mesmo aconteceu com carros rebaixados, turbinados, películas, reboques, dvd…

Por sinal, o Grupo RBS, dono do Diário Catarinense, é filiado da Rede Globo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Grupo AIX

2 comentários | Comunicados AIX, Noticias e reportagens | Link Permanente
Escrito por Paulo Franzoni


--------------------------------------------------------------------------------

Pedido de liminar
2008/12/19


Caros,

Mais uma atitude de uma das empresas do Grupo AIX, visando garantir que os usuários de kits de conversão xenon possam rodar tranquilamente com seus carros no Brasil.






Teremos mais novidades em breve.

Assim que alguns outros documentos, de outras empresas, forem digitalizados e devidamente editados, serão postados aqui no blog xenonlegal.com.br.

Aguardem novidades e continuem nos visitando.

Atenciosamente,

Grupo AIX

6 comentários | Comunicados AIX, Documentos | Etiquetado: kit xenon, liminar, xenon | Link Permanente
Escrito por Paulo Franzoni


--------------------------------------------------------------------------------

Limpador e nivelador automatico sao dispensaveis, segundo resolucoes!
2008/12/17
Pessoal,

Segundo reportagem do Jornal Nacional e tantas outras reportagens/materias, eh obrigado que os carros tenham limpador de farois e nivelador automatico para utilizarem farois de xenon. Porem, quem falou isto esta completamente enganado, ou, no minimo, nao deve ter lido por inteiro as resolucoes do CONTRAN 227/07 e 294/08.

Segue nosso entendimento sobre estes 2 itens:

(LIMPADOR) – Anexo 1 da 227 e 294: nota 4 (rodape):(Pagina 27 da resolucao 227) – ‘Nada impede que uma das partes contratantes (…) proiba o uso de sistemas de limpeza mecânicos de faróis com lente em plástico (…)”’.
Comentario AIX: Atualmente, 99% dos faróis no Brasil tem lente plástico. O limpador foi desenvolvido na Europa para limpar a neve que é prejudicial ao farol, e, esta sim, pode mudar o faixo de luz emitido. Item 4.3.9 nota 4 (Pagina 27 da resolucao 227).

(NIVELADOR) – Anexo 1 da 227 e 294:(Pagina 25 da resolucao 227) – ‘Os mecanismos de regulagem manual do tipo contínuo ou gradual, podem ser permitidos (…) através dos parafusos de regulagem ou outros meios similares.
Comentario AIX: O nivelador automatico eh claramente dispensavel.

Repassem estas informacoes, por favor.

Grupo AIX

8 comentários | Comunicados AIX | Link Permanente
Escrito por Paulo Franzoni


--------------------------------------------------------------------------------

Kits de conversao xenon sao legais!
2008/12/17
Texto retirado do site: http://www.digus.com.br/
(Necessario registro para visualizar)
Link: http://digus.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=2&t=72233


KITS XENON NÃO ESTÃO PROIBIDOS!

A Rede Globo de Comunicação, tanto na comunicação escrita ( Jornal O Globo de 12/11/08 ), quanto televisiva ( JN de 05/12/08 ), informou que os proprietários de veículos que instalaram o Kit XENON, deveriam atender as normas da resolução 294 de 17/10/08 (complemento da resolução 227/07), ou seja, deveriam instalar o sistema de lavagem de faróis e o ajuste do facho luminoso ligado a suspensão.

A ESSA INFORMAÇÃO, FALTOU ACRESCENTAR QUE A OBRIGATORIEDADE SERIA PARA OS VEÍCULOS FABRICADOS A PARTIR DE 01/01/2009.

Veja o que diz o texto original da Resolução 227/00 de 09/02/07, apenas no item que se refere aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos: Leia o resto deste post »

11 comentários | Comunicados AIX, Documentos, Legislacao | Link Permanente
Escrito por Paulo Franzoni


--------------------------------------------------------------------------------

Itens anterioresPrincipais mensagens
DETRAN/SP - Modelo de autorização e documento CARIMBADO!
XENON REGULARIZADO! 07/JAN/2009
Como regularizar seu kit xenon
Jornal Nacional - 09/jan/2009 - XENON PERMITIDO!
Tópicos recentes
Hoje é o dia D
Câmara Temática realizada e… nada decidido!
Uma luz no fim do túnel – Câmara Temática agendada – 17/02/09
DETRAN/SP – Modelo de autorização e documento CARIMBADO!
Autorização xenon vinculada ao limpador e outros
Enquete
Você é a favor ou contra o uso de kits xenon?
Sou a favor, afinal, qualquer farol desregulado ofusca!
Sou contra, pois apenas os faróis de xenon ofuscam!

View Results
Polldaddy.comPáginas
Comunicacao
Juridico
Quem somos
Categorias
Comunicados AIX Documentos Legislacao Noticias e reportagens mais acessados
xenonlegal.files.wordpres…
xenonlegal.files.wordpres…
xenonlegal.files.wordpres…
xenonlegal.files.wordpres…
xenonlegal.files.wordpres…
xenonlegal.files.wordpres…
inmetro.gov.br/organismos…
xenonlegal.files.wordpres…
xenonlegal.files.wordpres…
detran.sc.gov.br/veiculos…
Arquivo
março 2009
fevereiro 2009
janeiro 2009
dezembro 2008
Meta
Registrar-se
Login
Posts RSS
RSS dos comentários
WordPress.com
Tema Contempt por Vault9.
Blog no WordPress.com.
Ir para o topo Ir para baixo
Tato SP
Admin
Admin
Tato SP



Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptyQua 8 Set 2010 - 1:22

Pois é Manoel, temos que descobrir a quantas anda essa regulamentação ou senão baixa dessa lei ridicula. Mas é claro que noticias assim não são divulgadas pela imprensa, pois não trazem repercussão, não farão multidões se emocionarem, não trarão benefícios a grande massa.

E outra como o nosso país já é um país justo, onde desemprego, segurança, saúde, moradia, transporte entre outros itens já são prioridade de governos e governantes e não apresentam problemas em nenhuma dessas áreas, tem que se criar leis como essas contra o XENON, o INSUFILM, os ENGATES mesmo né???? UHAHUAUHAHUAUHAAUHUAAUHUAHUAHUAUAHUAHUHUA...

Amo o meu país, mas tem horas que não tem como não ficar revoltado.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
Toga_NG
Usuario
Usuario
Toga_NG



Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptyQua 8 Set 2010 - 4:58

Posso ser crucificado mas eu sou radicalmente CONTRA instalação de xenon em farois que não foram feitos pra isso.
A parábola do farol comum manda a luz pra tudo que é lado, e como o xenon é mais forte, ofusca todo mundo que está por perto.
Ir para o topo Ir para baixo
aasouza
Membro
Membro




Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptyQua 8 Set 2010 - 10:52

Toga_NG escreveu:
Posso ser crucificado mas eu sou radicalmente CONTRA instalação de xenon em farois que não foram feitos pra isso.
A parábola do farol comum manda a luz pra tudo que é lado, e como o xenon é mais forte, ofusca todo mundo que está por perto.

Bem vindo ao mundo dos importados ou dos carros de verdade amigo, pois nos temos regulagem interna e alguns automaticas... Possibilitando entao a mudança de angulo do farol, assim não deixando a luz atrapalhar ninguem...

Uma vez com xenon, sempre com xenon...
Ir para o topo Ir para baixo
Toga_NG
Usuario
Usuario
Toga_NG



Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptyQua 8 Set 2010 - 10:56

aasouza escreveu:
Toga_NG escreveu:
Posso ser crucificado mas eu sou radicalmente CONTRA instalação de xenon em farois que não foram feitos pra isso.
A parábola do farol comum manda a luz pra tudo que é lado, e como o xenon é mais forte, ofusca todo mundo que está por perto.

Bem vindo ao mundo dos importados ou dos carros de verdade amigo, pois nos temos regulagem interna e alguns automaticas... Possibilitando entao a mudança de angulo do farol, assim não deixando a luz atrapalhar ninguem...

Uma vez com xenon, sempre com xenon...

A regulagem de facho não resolve o problema.
A parábola não foi feita pra isso, por mais que você coloque na posição mais baixa, a parábola ainda vai distribuir a luz como se fosse uma lampada convencial, e aí cegar todo mundo a sua volta.
Farol pra ter xenon tem que ser projetor que tem uma lente pra distribuir o facho da forma correta.
Ir para o topo Ir para baixo
aasouza
Membro
Membro




Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptyQua 8 Set 2010 - 10:59

Toga_NG escreveu:
aasouza escreveu:
Toga_NG escreveu:
Posso ser crucificado mas eu sou radicalmente CONTRA instalação de xenon em farois que não foram feitos pra isso.
A parábola do farol comum manda a luz pra tudo que é lado, e como o xenon é mais forte, ofusca todo mundo que está por perto.

Bem vindo ao mundo dos importados ou dos carros de verdade amigo, pois nos temos regulagem interna e alguns automaticas... Possibilitando entao a mudança de angulo do farol, assim não deixando a luz atrapalhar ninguem...

Uma vez com xenon, sempre com xenon...

A regulagem de facho não resolve o problema.
A parábola não foi feita pra isso, por mais que você coloque na posição mais baixa, a parábola ainda vai distribuir a luz como se fosse uma lampada convencial, e aí cegar todo mundo a sua volta.
Farol pra ter xenon tem que ser projetor que tem uma lente pra distribuir o facho da forma correta.

Eu não concordo mas tudo bem... afro
Ir para o topo Ir para baixo
Tato SP
Admin
Admin
Tato SP



Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptyQua 8 Set 2010 - 11:52

Pois é essa é uma situação controversa, tenho Xenon a mais de 2 anos (quase 3) e nunca recebi um farol na mão contrária por incomodar alguém.

Os primeiros Audi A8 importados que foram praticamente os primeiros carros a utilizarem o Xenon aqui no Brasil, junto com primeiras Mercedes série E também não possuiam o farol com os projetores, e não ofuscavam ninguém também, isso é muito relativo.

Os Stilo Abarth que traziam o Xenon como opcional de fábrica também não tinham os farois projetores.

Tudo pra mim é uma questão apenas de bom senso, farol regulado nunca incomoda ninguém.

E Toga Dia 12 Encontro as partir das 16 Hs no mesmo local de sempre.

Abraços

Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: xenon no farol de milha   Dúvida sobre xenon EmptyQui 23 Set 2010 - 23:33

E ai gurizada!Aproveitando a deixa,pergunto;Como adaptar xenon no farol de milha?Qual modelo de lâmpada?Nunca mexi nisso pra ver como é...
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptySex 24 Set 2010 - 0:33

HB3 é o modelo que se aproxima mais, porem tem que dar uma lixadinha lá pra ele girar no farol e vedar com silicone pra nao entrar agua.

Pra lampadas comuns, halogenas, é H1 mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
leosobrinho
Membro
Membro




Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptySex 24 Set 2010 - 8:11

Rafinha escreveu:
HB3 é o modelo que se aproxima mais, porem tem que dar uma lixadinha lá pra ele girar no farol e vedar com silicone pra nao entrar agua.

Pra lampadas comuns, halogenas, é H1 mesmo.

Coloquei h1 mesmo, fechei com silicone.
Ir para o topo Ir para baixo
Patrick NITRO!
Moderador
Moderador
Patrick NITRO!



Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptySex 24 Set 2010 - 10:25

Uso o xenon há dois anos e nunca tive problema Wink

ja tive 8k, 6k, 3k.... nunca falaram nada disso..
Ir para o topo Ir para baixo
Tato SP
Admin
Admin
Tato SP



Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptySex 24 Set 2010 - 12:53

O meu também utilizo a mais de 2 anos, e só vim descobrir isso a pouco tempo! KKKKKKKKK

Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon EmptySex 24 Set 2010 - 18:55

Valeu a dica.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida sobre xenon Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida sobre xenon   Dúvida sobre xenon Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida sobre xenon
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
»  Decisão final sobre o Kit xenon
» Dúvida sobre o AT
» DUVIDA SOBRE CABEÇOTE
» Duvida sobre correias N7
» duvida sobre bandeja..

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Equipando seu Xsara-
Ir para: