Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  Registrar-seRegistrar-se  Login  

Compartilhe | 
 

 Reparo das aletas dos difusores de ar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
lfvtavares
Membro
Membro



MensagemAssunto: Reparo das aletas dos difusores de ar   Ter 16 Dez 2014 - 0:36

Olá pessoal,

Como todo apaixonado pelo seu carro, quando entro no carro, qualquer detalhezinho fora do lugar me incomoda e no Xsara, uma coisa em especial me deixa mais incomodado ainda que são os difusores de ar do painel que quando ficam velhos, os plásticos ressecam e quebram. Daí ficam as aletas todas tortas e fora do lugar, algo bem comum nos xsaras, dificultando e dependendo do estrago até impossibilitando a regulagem da direção da saída do ar. Já tive 3 xsaras, um hatch e 2 breaks, todos N6, e em todos tinha pelo menos 1 dos difusores com as aletas quebradas. No meu atual, tinham aletas quebradas nos 3 difusores. Nunca quebraram na minha mão, pois tenho muito cuidado ao mexer neles, tudo obra dos antigos donos que deviam regular à base de cascudos. Aí vc soma os plásticos ressecados e os donos nada cuidadosos e estão lá, os difusores quebrados.

Acabei desistindo de comprar novos pelo preço elevado e usados pela dificuldade em achá-los em bom estado. Acabei tendo uma ideia pra reparar os difusores e devolver pelo menos a funcionalidade a eles e depois de tudo no lugar, o resultado é bastante satisfatório. Vou compartilhar a ideia com vocês.

O que vão precisar:

- Muita paciência e perseverança, rsrs.
- Muito cuidado ao desmontar os difusores, pois podem piorar a situação quebrando outras aletas que estão em bom estado. eu mesmo quebrei uma desmontando o meu.
- Ferro de solda
- Alicate de bico
- Alicate de corte, pra cortar as agulhas, mas dá pra cortar com o alicate de bico tb.
- Lixa de unha
- Morça, alguns conhecem como sargento. Dá pra fazer sem, mas vale a pena comprar uma, custa uns 20 reais uma pequena e vc vai poder usar depois em outras coisas.
- 1 cartela de agulhas de costura, se acha em qualquer armarinho desses de bairro, paguei 2 reais numa cartela com umas 20 agulhas de vários tamanhos. As agulhas são bem resistentes e ideais pro que vamos fazer.


O que fazer:

Primeiramente deve-se desmontar o difusor completamente, retirar todas as aletas e separar as que estiverem nos lugares onde o difusor está quebrado, pois é nelas que vamos fazer o trabalho, além do proprio difusor é claro. Acho que essa foi a parte mais difícil, além da montagem, quase desisti. É aqui que entra a perseverança, rsrs.



Depois devemos prender as aletas na morça e passar a lixa de unha no pininho da aleta deixando ele reto. A ponta dele é redonda, o que nos atrapalharia no próximo passo.


Agora vem a parte mais difícil. Com a aleta presa à morça e a ponta lixada pegue uma das agulhas e posicione ela bem no meio do pininho que lixamos antes, encoste o ferro de solda bem quente o mais perto possível do plástico, sem encostar no plástico e com a outra mão segure a agulha na cabeça, pressionando ela contra a aleta, mas cuidado para não esquentar muito e queimar o dedo, se não aguentar segurar pegue um pedaço de pano ou algodão pra ajudar a segurar a agulha quente. vai fazendo isso até a agulha entrar e ficar firme mas muito cuidado pois pode inutilizar a peça se algo der errado. Tente colocar a agulha o mais reto possível.


Agora faça a mesma coisa com o difusor


Corte a agulha que está presa na aleta no tamanho mais ou menos igual ao furo que vc fez no difusor, é onde ela vai encaixar.


Com a agulha cortada e presa à aleta, coloque ela no lugar, onde foi feito o furo no difusor



Faça esse processo com todas as aletas que estiverem quebradas e depois é só montar e colocar no lugar. As agulhas são bem fortes e aguentam o movimento de regulagem da saída de ar, mas mesmo assim, movimentem com cuidado, pois pode quebrar em outros lugares.


Bom galera, é isso aí. Desculpem se ficou meio confuso e desculpem também pela qualidade das fotos, se tiver ruim de ver me falem que eu tento tirar outras melhores. Vou tentar gravar um video dos difusores prontos e montados. Espero que essas informações sejam úteis!

Um abraço!
Voltar ao Topo Ir em baixo
dlrianelli
Membro
Membro



MensagemAssunto: Re: Reparo das aletas dos difusores de ar   Ter 16 Dez 2014 - 5:28

Apesar de não ter conseguido ver as fotos acredito que tenha ficado bom, e que paciência heim....
parece ser bem trabalhoso, mas tambem sou chato com esses detalhes e com certeza faria no meu difusor, só que no meu caso é apenas no do lado do motorista e o pior é que o antigo dono travou ele com super bonde ( serviço de porco) esta tudo travado Sad
Voltar ao Topo Ir em baixo
vitor_mupe
Usuario
Usuario



MensagemAssunto: Re: Reparo das aletas dos difusores de ar   Ter 16 Dez 2014 - 10:04

show!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Reparo das aletas dos difusores de ar   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Reparo das aletas dos difusores de ar
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Reparo das aletas dos difusores de ar
» Kit Reparo Bomba Eletrohidráulica
» REPARO CARBURAÇÃO RF900???
» Esquema para troca do Reparo nas pinças!!
» KIT REPARO - Pneus sem camara!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: