Olá a todos.
O carro é um Xsara Picasso 2005 2.0 16v automática. Semana passada levei a uma oficina especializada em Peugeot e Citröen.
Realizei os seguintes serviços:
- troca da correia dentada
- troca da correia poli V
- troca do retentor do motor (lado da caixa). A caixa foi removida e o nível do óleo completado
- troca de filtros (ar, combustível, óleo e ar-condicionado)
- troca de óleo
- troca de líquido de arrefecimento
- troca de velas (de Bosch para Champion)
Saí da oficina e reparei uma certa instabilidade na troca de marchas. Chegando no destino parei por aproximadamente 5 horas e ao sair apareceu a mensagem DEFEITO MOTOR e acendeu a luz da injeção.
Retornei a oficina, foi passado o scanner (software da Citröen) aparecendo alguns erros: sensor de grilagem e calibração da riqueza/incoerência.
Todas as conexões foram revisadas e limpas. O aterramento foi refeito, trocado o sensor de temperatura e nada. Ontem foi trocada a sonda lambda (por uma original). No scanner não apareceu mais nada (ficamos umas duas horas monitorando) e fui para casa. Hoje cedo, com o motor frio a mensagem retornou e a luz acendeu novamente.
Alguns detalhes que observei:
- marcha lenta em torno de 830/850 RPM
- leve trepidação em lenta
- forte cheiro de "ovo podre" saindo do escapamento
- carro fraco, acelero e não responde como de costume
- marcação do consumo altíssimo. Em velocidades normais aparece um consumo de 24/25 litros /100Km.
Além da vontade de botar fogo no carro, não sei mais o quê fazer e/ou sugerir ao mecânico.
O que eu poderia sugerir ao mecânico?
- limpeza de bicos?
- verificação do ponto?
- descarbonização?
Se alguém puder dar alguma dica, voltarei na segunda-feira para deixar o carro.
ATUALIZAÇÃO:
Agora a luz apagou (e o aviso no painel idem). Porém, o carro parece fraco, não acelera direito, troca de marcha a cada acelerada mais forte, além de estar consumindo mais do que antes (em torno de 20%).
Voltei a oficina e o proprietário afirmou que faz parte de um processo de reprogramação da central. Com a sonda nova, o carro "se auto-regula".
Será???
Abs
Marcelo