Vamos lá. Tive um Xsara Break 2001/2002 1.6 16v por nove anos. A manutenção em si não é absurda, inclusive porque essa mecânica foi largamente utilizada pela Citroen. O maior problema, o que custa bem caro, são peças externas, especialmente farol. Se for a frente alta, daí a coisa é animal. Caro mesmo! Se não tiver os chevrons, esqueça, vai ficar sem. Nem na Europa consegue.
Carro usado é questão de sorte, é questão de ter tido donos que sempre mantiveram o carro em boas condições, com a manutenção em dia, mas é difícil saber isso.
No meu caso dei muita sorte, pois o dono anterior mantinha histórico do carro, assim como eu tenho esse hábito. Vendi o carro para um conhecido que mantém o bicho sempre 100%. É um caso em 10 mil, coisa rara e difícil.
Qualquer carro usado é uma incógnita, especialmente os importados. Antes de comprar o carro precisa ter um mecânico que conheça muito bem essa mecânica, que é excelente mas nojenta. Não é qualquer boca de porco que tem capacidade de mexer nesses carros.
São carros excelentes mas tem que levar em conta que já são carros com cerca de 20 anos, mais de 250 mil quilometros rodados com vários componentes desgastados, a elétrica pode estar muito fuçada, o que é um problemão, não é qualquer scaner que acessa o sistema (só os originais Citroen).
Se é para o dia-a-dia, esqueça! Se for um brinquedo, vai fundo e seja feliz!