| Calibragem e rodas traseiras inteligentes | |
|
+9Jack Bauer Minduim darkglobe gibasp henriqueaas Dudu Gutierrez Tato SP Toga_NG Mario Cesar 13 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
Mario Cesar Usuario
| Assunto: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Qua 30 Dez 2009 - 22:51 | |
| São duas coisas que tô faz tempo para perguntar pra vcs, galera: 1- Qual a calibragem ideal para os pneus dianteiros e traseiros aro 15 no hatch? No manual vêm, mas em undidades de medida próprias da Europa, já que o manual é em Português PT, ou seja... boiei! 2- É verdade um papo de que as rodas traseiras mudam um tiquinho a angulação para ajudar nas curvas? Se sim, quais versões vêm com esse recurso? (Desculpem desde já se estiver falando besteira) Valeu!!! O" | |
|
| |
Convidado Convidado
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Qua 30 Dez 2009 - 23:27 | |
| 1- Depende do terreno onde vc anda, do seu pneu, do consumo e talz, mais usaria 32 na frente e 30 atraz 2- Sim, verdade, todos Xsaras tem, eh um sistema mecanico por buchas no eixo traseiro, conhecido como CATT |
|
| |
Mario Cesar Usuario
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Qui 31 Dez 2009 - 20:39 | |
| 1- São 195/55/R15, essencialmente em asfalto, no 2.0 16V.
Da última vez foi "35" nos 4, será que foi muito?
(Os dianteiros vieram Goodyear, e os traseiros, um Yokohama e um "Uniroyal"... alguém conhece este último? O estepe ainda não vi.)
2 - Rapaz, que carro, hein!? Huahuahua!!!
O" | |
|
| |
Toga_NG Usuario
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Sex 1 Jan 2010 - 12:44 | |
| Esse sistema das rodas traseiras, pra mim é o ponto alto desse carro. Todo Xsara e 306 tem isso, é um sistema meio fudêncio de acelerômetros que "vê" quando a traseira vai escapar e vira a roda externa (snme são 3º) pra manter o carro na curva. É por isso que Xsara e 306 são conhecidos como máquinas de fazer curva, a sensação é de que esse carro faz curva em cima de trilho. | |
|
| |
Convidado Convidado
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Dom 3 Jan 2010 - 1:51 | |
| - Mario Cesar escreveu:
- 1- São 195/55/R15, essencialmente em asfalto, no 2.0 16V.
Da última vez foi "35" nos 4, será que foi muito?
(Os dianteiros vieram Goodyear, e os traseiros, um Yokohama e um "Uniroyal"... alguém conhece este último? O estepe ainda não vi.)
2 - Rapaz, que carro, hein!? Huahuahua!!!
O" Iih muito muito.. 33 pra viajar com carro cheio.. Vazio na cidade eh 32 na frente e 30 atraz no maximo! Do contrario axo q bate mt! |
|
| |
Mario Cesar Usuario
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Seg 4 Jan 2010 - 17:17 | |
| Que beleza, hein, Toga. Se o 306 ainda fosse fabricado... o 307 não dispõe dessas tecnologias?
Ô, valeu, então, Rafinha. Na próxima já arranjo isso.
Aproveitando o ensejo de pneus, recomendam algum produto para proteger as rodas de liga leve de oxidação? Nós temos um cachorro que não perdoa... o Possante já foi batizado, hehehe!
O" | |
|
| |
Tato SP Admin
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Ter 5 Jan 2010 - 22:28 | |
| A eu ando normalmente nas crateras aqui de SAMPA com 33 e vai de boa viu!!! O carro fica mais confortável e não sente tanto os impactos nos buracos. Eu recomendo, se bem que minhas rodas são aro 14. | |
|
| |
Toga_NG Usuario
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Qua 6 Jan 2010 - 6:58 | |
| Eu uso as 1,2 que usa no manual. Em todos os calibradores digitais tem o botão pra trocar a unidade de medida. | |
|
| |
Mario Cesar Usuario
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Qui 7 Jan 2010 - 20:45 | |
| Putz, essa nenhum de nós sabia. Vou olhar o manual e dar um toque pros brothers.
Há alguma tabela que mostre as unidades de medida de forma equivalente?
O" | |
|
| |
Dudu Gutierrez Membro
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Sex 8 Jan 2010 - 12:02 | |
| 32 na frente e 30 atras fica bom.... | |
|
| |
henriqueaas Membro
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Sex 8 Jan 2010 - 20:13 | |
| - Mario Cesar escreveu:
- Que beleza, hein, Toga. Se o 306 ainda fosse fabricado... o 307 não dispõe dessas tecnologias?
(...)
O" Então, o 307 não tem CATT. Nem o C4. | |
|
| |
Tato SP Admin
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Sex 8 Jan 2010 - 20:49 | |
| Parece até que a PSA resolveu andar pra trás nos projetos mais atuais, acho que se a tecnologia é boa ela devia ser aperfeiçoada, não abolida, mas... | |
|
| |
henriqueaas Membro
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Sáb 9 Jan 2010 - 9:38 | |
| - Tato SP escreveu:
- Parece até que a PSA resolveu andar pra trás nos projetos mais atuais, acho que se a tecnologia é boa ela devia ser aperfeiçoada, não abolida, mas...
Já ouvi/li uma história que a PSA preferiu substituir o CATT pela controle de suspenção por conta de custos de manutenção. | |
|
| |
Toga_NG Usuario
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Sáb 9 Jan 2010 - 18:32 | |
| - henriqueaas escreveu:
- Tato SP escreveu:
- Parece até que a PSA resolveu andar pra trás nos projetos mais atuais, acho que se a tecnologia é boa ela devia ser aperfeiçoada, não abolida, mas...
Já ouvi/li uma história que a PSA preferiu substituir o CATT pela controle de suspenção por conta de custos de manutenção. Custo de manutenção? O CATT não requer manu nenhuma... | |
|
| |
henriqueaas Membro
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Sáb 9 Jan 2010 - 22:17 | |
| - Toga_NG escreveu:
- henriqueaas escreveu:
- Tato SP escreveu:
- Parece até que a PSA resolveu andar pra trás nos projetos mais atuais, acho que se a tecnologia é boa ela devia ser aperfeiçoada, não abolida, mas...
Já ouvi/li uma história que a PSA preferiu substituir o CATT pela controle de suspenção por conta de custos de manutenção. Custo de manutenção? O CATT não requer manu nenhuma... Vai nessa... experimente não dar uma revisada no bicho a cada (no máximo) 60 mil Km... | |
|
| |
gibasp Membro
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Qua 12 maio 2010 - 20:29 | |
| Mauro, desculpe perguntar isso aqui.....vi que seu cambio é automático, gostaria de saber qual o comportamente dele em subidas quando o carro está frio ou se ele é fraco mesmo na saida.... | |
|
| |
Tato SP Admin
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Qui 13 maio 2010 - 0:36 | |
| Agora que troquei as minhas rodas 14 por aro 15 e estou utlizando os pneus de medida 195/50/15, uso na calibragem 32 nos 4 tá de bom tamanho. E com certeza o CATT é umas das melhore invenções do grupo PSA, e com certeza requer sim manutenção, devidamente como todo o sistema de suspensão de qualquer carro.
E Giba, o carro do Mario é 2.0 16V, acho que não teria como comparar com o seu que pelo que parece é um 1.8 8V (apenas os primeiros Xsaras 1998 automáticos vieram com essa motorização). O Abreu tem um Xsara 1.8 8V igual ao seu Giba, tente localizá-lo que acho que ele lhe responderá numa boa sobre essa dúvida.
Pra você ter uma idéia o 2.0 16V automático tem 126 cv.
Já o motor 1.8 8V automático também gera 99 cv.
Enquanto os 1.8 16V manuais rendem 112 cv (acredito eu que seja mais que isso na real)
E os 2.0 16V dos "verdadeiros" VTS, tem 167 cv.
Tudo isso falando dos Xsaras N6 é claro.
Abraços | |
|
| |
darkglobe Membro
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Qui 13 maio 2010 - 9:58 | |
| Os posts dessa sessão estão bacanas...
Referindo-se à calibragem, já havia percebido que as bombas de ar tem regulagens em PSI e BAR. É comum referirmos às medidas em PSI (30, 32, 33...) e BAR está na casa dos 2.0, 2.1, e por aí vai... Em PSI o manual do meu N7 Hatch 2 portas com 195/55/R15 é 32 dianteiros e 32 traseiros, com o carro cheio vai para 35/41. É bom lembrar que o ideal dessas medidas é para calibragem com pneus frios ou que tenha rodado no máximo de 2 a 3km em baixa velocidade, senão a calibragem deve ser aumentada em 3 a 4 PSI ou 0,3 BAR. Acho que 32 é o bastante, mais que isso fica batendo mto se o carro estiver vazio.
Sobre o CATT, tenho muitas dúvidas se todos os Xsaras tem esse sistema por padrão. Ouvi dizer que quando o sistema é ativado, vc sente a ele baixar um pouco atrás e ter uma leve sensação que o carro vai sair de traseira, e eu nunca percebi isso acontecendo, a única coisa que sei é que já fiz curvas fechadas, tipo as entradas das pontes das Marginais, a mais de 80Km/h e ele sequer canta pneu ou parace ficar instavel... da vontade de tentar um drift em alta velocidade, rsss
Abs | |
|
| |
Minduim Usuario
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Qui 13 maio 2010 - 22:43 | |
| Darkglobe desculpe, mas, não tem nem graça fazer curvas com o Xsara... o carango não te dá chance de trabalhar!!! | |
|
| |
Tato SP Admin
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Sex 14 maio 2010 - 0:30 | |
| Dark, o negócio funciona da seguinte maneira:
Você entra na curva, a milhão, de repente o carro te da a impressão de que vai soltar de traseira, é apenas a impressão continue firme, de repente você sente o carro dar uma leve baixadinha, bem sútil mesmo e sente ele acentando no chão. Pronto o CATT entrou em ação. | |
|
| |
Toga_NG Usuario
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Sex 14 maio 2010 - 7:43 | |
| Eu não sinto abaixar a traseira, não sei se por já ter acostumado com o sistema ou por não sentir mesmo... O que eu sentia nas primeiras vezes e que hoje é bem menos é que parece que o carro está dobrando. Agora, qto a não dar graça, eu acho que essa É a grande graça do carro, vc entra descaralhado na curva e o carro contorna numa boa, sem nem tomar conhecimento.... | |
|
| |
darkglobe Membro
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Seg 17 maio 2010 - 16:14 | |
| Hauhauhau... essa de não dar nem trabalho é engraçado...
Poh eu racho o bico qnd tem alguem que vem cortando e entra na curva a milhão antes de mim, e eu passo ele mto mais rápido por fora da curva.... rsss
Cara, acho que esse lance de parecer dobrar eu ja tive esse impressão, bem rápido...
Bom, vou fazer uns testes acelerando mais nas curvas e ver se noto algo diferente do que eu ja vi... Ainda estou segurando o pé depois de ter dado um 360 com meu Palinho na frente do Pacaembu, rsss
Abs | |
|
| |
Tato SP Admin
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Ter 18 maio 2010 - 15:46 | |
| Até sinto um leve inclinação bem de leve, mas como eu disse é bem sútil mesmo, ao ponto de se tornar quase imperceptível, ou mesmo imperceptível! KKKKKKKKKKKKKKKK
CATT Rules!!!!! | |
|
| |
Minduim Usuario
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Ter 18 maio 2010 - 19:40 | |
| Mas pra quem já ta acostumado a andar "no pau" com os milzinho da vida, a diferença é enooorme!!! | |
|
| |
Toga_NG Usuario
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes Qua 19 maio 2010 - 8:50 | |
| - Minduim escreveu:
- Mas pra quem já ta acostumado a andar "no pau" com os milzinho da vida, a diferença é enooorme!!!
Peralá!!! "No pau" e milzinho??? Essa combinação é impossível... | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Calibragem e rodas traseiras inteligentes | |
| |
|
| |
| Calibragem e rodas traseiras inteligentes | |
|