bom .. gastei dinheiro a toa ..rs.. vou explicar pq ..
antes o marcador de temperatura do painel estava marcando para menos .. aí chamei o mexânico rs rs e ele disse logo de cara que tava tudo errado no carro pq ..
PQ O MEU CARRO É O ÚNICO XSARA 1.6 QUE TEM CEBOLÃO rs rs
e detalhe .. tava jumpeado com um fio pra ventuinha ficar armada direto, ou seja .. virava na bateria e a desgraçada já ligava fazendo maior esporro..
desligamos o cebolão, e vimos que a ventoinha não armava nem a kct com a temperatura quase no vermelho .. carro quente pacas mesmo ..
ohhh descubrimos que o cebolão NÃO estava funcionando (era pra armar em 86 e desarmar em 76) .. SABE-SE LÁ PQ O ANTIGO DONO METEU ISSO NO CARRO.. oooo desgraça ..
aí o q pensamos? vamos resolver o problema da ventoinha armando direto, vamos botar um cebolão decente .. compramos um de uma marca de confiança que arma em 87 e desarma em 82 só que ...
não sei o pq de cargas dágua a temperatura agora resolveu marcar pra MAIS, ligo o carro e ele já tá depois dos 70 mesmo frioooo
pensamos .. com ctz é o SENSOR DE TEMPERATURA DO PAINEL que tá bichado marcando errado .. corri atrás , achei o sensor, comprei ... trocamos e ficou a mesma coisa ..
resumindo . .agora o carro mesmo longe de ferver (dá pra ver pela mangueira do radiador e pelo reservatório né) a temperatura chega no VERMELHO, APARECE A MENSAGEM DE STOP e a ventuinha pelo menos arma .. creio q chegando no vermelho esteja certinho na temperatura de armar o cebolão mesmo .. em torno dos 87 graus, mas po .. chatão ficar assim com o carro .. não dá pra rodar sem saber a temperatura exata.
Gostaria então de remover toda essa CACA de cebolão e botar o carro original.. mas aí a ventoinha não vai armar .. eu pergunto então...
COMO E O QUE FAZ ARMAR A VENTOINHA DO XSARA 1.6 16V? o sinal parte da central mesmo? ESSA VENTUINHA TEM DOIS ESTÁGIOS? se tem . .aqui parece que só entra o 2 direto ..
po se alguem puder me dar uma luz .. pelo menos pra quando eu levar num cara q entende não ser enrrolado .. quero me livrar dessa gambiarra ..