Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 TBI (corpo da borboleta)

Ir para baixo 
+2
jose roberto ambra
Kiko Ferreira
6 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Kiko Ferreira
Usuario
Usuario
Kiko Ferreira



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptySáb 18 Fev 2012 - 14:50

Nenhum dos outros dois tópicos conseguiu matar nenhuma das minhas dúvidas, por isso esse novo.

Já a algum tempo venho tendo problemas com a TBI, em especial com oscilação da marcha lenta e eventualmente com o motor apagando.

A nave é um Break N7 1.6 16V e depois de muito pesquisar descobri que esse modelo não tem atuador da marcha lenta e tampouco consegui localizar o sensor de velocidade para fazer medição.

Decidi trocar a TBI por outra, mas me recordo de ter lido em algum lugar que ela começa a dar pau lá pelos 140 mil km (ou seria a BSI - maldita sopa de letrinhas).

Como o Citroen Service só indica a peça através do VIN/VIS fica impossível saber se existe similaridade com outros modelos, como o C3, por exemplo.

Como pretendo ficar com o carro por mais dois anos, cogitei adquirir uma TBI usada, mas descobri que a MTE-Thomson fabrica o corpo da borboleta (referencia R7519). Alguém já adquiriu TBI dessa marca?

Os sintomas descritos podem ser causados pelo comando do acelerador eletrônico ou somente pela TBI?

O detalhe é que esse tipo de informação não é dado pelo scaner e já passei por tres oficinas e nenhum deles consegue apontar exatamente a causa. Cada um fala uma coisa.

Aliás alguem sabe onde adquirir cabo ODB II / usb? Tenho o programa Proxia V41 e quem sabe consigo determinar a origem do problema pois aventureiro por aventureiro prefiro eu mexendo no meu carro do que esse bando de incompetentes.


Última edição por Kiko Ferreira em Dom 19 Fev 2012 - 6:07, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
jose roberto ambra
Usuario
Usuario




TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptySáb 18 Fev 2012 - 15:13

Já que vc resolveu arregaçar as mangas eu seguiria a ordem

1) velas e cabos/ bobina
2)sonda lambda e finalmente
3)TBI

eu cismei com determinado item e era outra coisa ...recentemente postaram carro em desmanche em Sorocaba se tiver que correr risco minimize o custo

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Kiko Ferreira
Usuario
Usuario
Kiko Ferreira



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptySáb 18 Fev 2012 - 15:38

José Roberto.

As velas foram trocadas a menos de 5 mil km quando troquei as correias (dentada e poli V).

Se fosse a bobina falharia em rotações variadas, mas ainda assim foi checada e está OK, mandando corrente constante e de forma regular aos quatro pontos.

As medições feitas na sonda lambda, de acordo com o esquema abaixo, está OK.



Uploaded with ImageShack.us

Hoje aproveitei e resolvi aferir os parâmetros de todos os sensores e descobri que o da temperatura da água não está 100%, precisando ser trocado, mas somente ele não ocasionaria esse problema.


Última edição por Kiko Ferreira em Dom 19 Fev 2012 - 6:06, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
jose roberto ambra
Usuario
Usuario




TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptySáb 18 Fev 2012 - 16:13

test e a bomba de combustível...o que me chamou a atenção foi que a TBI em regra quando perde a função costuma deixar o carro direto em marcha lenta ..mais ou menos 2000 rpm e sem engasgar
Ir para o topo Ir para baixo
Kiko Ferreira
Usuario
Usuario
Kiko Ferreira



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptyDom 19 Fev 2012 - 6:04

Pois é . . . . o que me intriga é que durante o teste, quando apresenta o defeito vê-se, claramente, a borboleta abrindo e fechando.

Em marcha o carro anda suave, sem engasgos ou perda de potência, seja em baixa ou alta velocidade. O meu percurso diário inclui trecho de cidade e estrada com pequena serra. Quando preciso de potencia espeto uma marcha mais curta, piso e o bichão responde de pronto.

Agora, bastou precisar para num semáforo, numa esquina . . . . pronto . . . . fica oscilando entre 700 e 1000 rpm e eventualmente apaga. É extremamente irritante ! ! !

Na minha cabeça, se fosse bomba de combustível, ele falharia, principalmente em alta.

Cheguei até a levantar a hipótese de entrada de ar falsa, mas também isso eu descartei nas inspeções.

Um detalhe: eu sempre dei manutenção em todos os meus carros, pois conheço um bom tanto de mecânica, mas esse (junto com um C5) é o primeiro com tanta eletrônica embarcada. Estou tendo que aprender muuuuita coisa com isso.

O C5, em quase dois anos, nunca apresentou um único defeito, nenhuma variação de comportamento, mas não dá para rodar no dia a dia. É carro de FDS e viagens,
Ir para o topo Ir para baixo
jose roberto ambra
Usuario
Usuario




TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptyDom 19 Fev 2012 - 7:41

bom saber sobre o C5 na última quatro rodas tem uma reportagem sobre o C5 e gostei.Eu concordo com vc comprei este em março ainda não fiz viagem superior a 80km...a parte elétrica/eletrônica exige aparelhos de aferição que só algumas concessionárias possuem,e as vezes ainda permitem falso diagnóstico...eu arriscaria um WD na borboleta com muito cuidado e substituiria a TBI por uma usada ou emprestada e tiraria de vez a dúvida.tenho um coxim hidráulico e uma válvula termostática que pensei que necessitava troca e era outra coisa rsrsrsrs or isso fico com um pé atras ,além do custo dessa peça.

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
jose roberto ambra
Usuario
Usuario




TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptyDom 19 Fev 2012 - 7:49

Na av. Ipanema ,4814 -tel 32232916...postaram que tem um XSara 2002 (desmanche).

boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptyDom 19 Fev 2012 - 13:44

já tentou tirar a TBI e limpar com car80?
Ir para o topo Ir para baixo
Kiko Ferreira
Usuario
Usuario
Kiko Ferreira



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptyDom 19 Fev 2012 - 14:22

GNW

Já sim. Inclusive abri para verificar se havia algum desgaste anormal das trilhas e me pareceram integras.

Não detectei folga na engrenagem intermediária.

Lá pelas tantas fico com uma pulga atrás da orelha com relação ao acelerador.

Ontem tirei fora vários sensores, fui aferindo um a um (o de temperatura da água está alterado), tirei fora a TBI, limpei verifiquei, fiz medições, mas nada apontou nenhuma anomalia, porém mesmo resetando o sistema o problema continua, com menor intensidade mas continua.

Agora oscila três ou quatro vezes e estabiliza nas 900 rpm. Não fiz o percurso de praxe, mas rodei uns 20 km e está tolerável.

Como amanhã vou aportar num auto elétrico desde cedo (ar condicionado e regulador de voltagem) vou escanear o sistema para ver o que diz, mas continuo aceitando dicas.

É difícil conseguir TBI emprestado e o Xsara que está no desmanche é um N6 ! ! !
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptyDom 19 Fev 2012 - 15:29

testou sensor de rotação? e a qualidade do combustivel que está usando?
Ir para o topo Ir para baixo
Kiko Ferreira
Usuario
Usuario
Kiko Ferreira



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptyDom 19 Fev 2012 - 17:34

Pois é, gnw, procurei o sensor de velocidade (pensei nele, também) e não localizei em lugar nenhum ! ! !

Os esquemáticos, em português de Portugal, utilizam termos técnicos meio estranhos para nós. Daqui a pouco serei banido do Citroen Service. kkkkkkkkkkkkkkkk

Eu sempre coloco combustível no mesmo posto e na mesma bomba (só aditivada, sempre, desde antes do Xsara).

Se fosse combustível o C5 apresentaria o mesmo problema, pois exceto em viagens, o ritual para abastecimento é o mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Linneu.SP
Moderador
Moderador
Linneu.SP



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptyDom 19 Fev 2012 - 19:57

Aí Kiko, esses sintomas podem também ser causados pelo sensor de marcha lenta e pelo sensor de rotação do motor. (Ambos ficam junto da TBI)
Pra tirar mesmo a dúvida, melhor seria arranjar alguém que tenha o carro funcionando corretamente e trocar a TBI com a tua para ver se os problemas desaparecem.
Comprar uma TBI nova é muitas dilmas e se de repente não resolver........ vc vai ficar P nas calças!
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptyDom 19 Fev 2012 - 20:55

Linneu.SP escreveu:
Aí Kiko, esses sintomas podem também ser causados pelo sensor de marcha lenta e pelo sensor de rotação do motor. (Ambos ficam junto da TBI)
Pra tirar mesmo a dúvida, melhor seria arranjar alguém que tenha o carro funcionando corretamente e trocar a TBI com a tua para ver se os problemas desaparecem.
Comprar uma TBI nova é muitas dilmas e se de repente não resolver........ vc vai ficar P nas calças!
Abraço


na verdade, linneu, o n7 não tem atuador de marcha lenta, só o n6 tem! o n7 é direto na TBI!

e o sensor de rotação, ele fica la medindo a rotação pelo volante do motor, que fica na caixa! Smile


Ir para o topo Ir para baixo
Kiko Ferreira
Usuario
Usuario
Kiko Ferreira



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptySeg 20 Fev 2012 - 13:32

gnw

Na caixa só encontrei o interruptor da ré ! ! ! (próximo ao eixo do acionamento da embreagem)

Como disse escarafunchei tudo. Se por acaso tiver uma foto do sensor de rotação em seu local original será um tremendo adianto.

A pouco descobri que o meu carro tem o alternador do C5 (90A). Menos mal que o outro problema que me aflige não está nele (bateria descarregando).

Pelos exames feitos o diagnóstico indica fuga pelo alarme / sistema de travamento das portas.

O que me irrita é que o apagão do ar e essa fuga excessiva de corrente ocorreu em consequencia de uma revisão e o proprietário da oficina não assumiu.

Aliás corram da L'Officina, na Av. Afonso Vergueiro, em Sorocaba. Além do descrito acima o carro saiu com um sem número de parafusos soltos, demoraram 15 dias para fazer serviços básicos (troca de correias, esticadores, velas, óleo, limpeza de TBI, troca de MAP e bandejas), sendo que nenhuma das peças apresentou problema de localização.

Acho que se eu não ficasse em cima meu carro ainda estaria lá desde setembro.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptySeg 20 Fev 2012 - 17:56

se fizeram isso, então re-veja o map e as velas!

se a oficina é ruim, podem ter feito chambice!

Ir para o topo Ir para baixo
Kiko Ferreira
Usuario
Usuario
Kiko Ferreira



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptySeg 20 Fev 2012 - 18:20

Já verifiquei as velas (são novas, estão OK, verifiquei a folga dos eletrodos e estão dentro das normas), o map que haviam trocado eu mesmo adquiri e depois que saiu da oficina passei em outra oficina que só trabalha com eletronica, escanearam e foi onde constataram que a TBI não estava 100% (setembro).

De lá para cá o carro não deu problema apesar da mudança drástica de utilização, pois antes pouco rodava e passou a rodar, no mínimo, 60 km/dia.

Hoje passei o dia no auto elétrico atrás de uma fuga de corrente que oscilava entre 170 e 500 mA - muito acima dos 40 mA recomendados.

Localizado o problema - alarme - ainda resta a dúvida se é na central do alarme - Positron - ou na instalação. O alarme está desativado e, aparentemente, cessou a oscilação da marcha lenta.

A algum tempo atrás li que os carros atuais tem uma certa incompatibilidade com acessórios eletronicos e que uma instalação mal feita pode gerar um sem número de problemas "misteriosos". Até o corte de um fio acaba por prejudicar a performance dos componentes eletronicos.

Amanhã darei um rolezão com a barca e vamos ver se a oscilação cessa. Depois coloco aqui o que rolou e o fim dessa epopéia toda.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptyTer 21 Fev 2012 - 10:28

pode sim, ter sido na instalação do alarme! nos carros com central eletronica, como é o caso do N7 que tem BSI, as instalaçãoes devem ser feitas por pessoas que saibam o que estão fazendo!
Ir para o topo Ir para baixo
Kiko Ferreira
Usuario
Usuario
Kiko Ferreira



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptyQua 22 Fev 2012 - 16:36

Então . . . o carro hoje manteve o excelente comportamento apresentado após o desligamento da central de alarme Very Happy .

Como não dá para ficar sem alarme, será que alguém teria um esquema para instalação segura do Positron?

Nos próximos dias, quando der uma folga, encostarei num instalador que faz serviços para mim a mais de dez anos, para refazer toda a instalação do alarme.

Fica a dúvida se o problema é da instalação, dos reles, dos acionadores dos vidros e das travas ou se, por fim, a caca está no módulo do alarme.

Uma informação para os experts: estava ativo, além do Positron, o sistema original de abertura e travamento original do carro. Será necessário desativar um para o outro trabalhar sem afetar o funcionamento do carro?
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptyQua 22 Fev 2012 - 18:52

qual é o politron que tu usa? concept ou keyless?
Ir para o topo Ir para baixo
Kiko Ferreira
Usuario
Usuario
Kiko Ferreira



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptyQui 23 Fev 2012 - 19:28

Cáspita, gnw ! ! !

Agora você judiou ! ! !

Quando comprei o Xsara a dois anos atrás já veio com o alarme instalado e não tem nenhuma documentação dele (alarme). Nem um manualzinho sequer ! ! !

São poucos, como eu, que guardam tudo o relacionado com o carro, notas fiscais, selos de troca de óleo, etc, etc.

Tem alguma forma de identificar pelo contrôle?
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptyQui 23 Fev 2012 - 19:34

sim, ele tem controle separado? ou é na chave original?
Ir para o topo Ir para baixo
Kiko Ferreira
Usuario
Usuario
Kiko Ferreira



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptySex 24 Fev 2012 - 6:45

gnw, tem controle separado, com 4 botões.

Interessante notar que aparentemente o sistema original do carro está interligado ao Positron, pois após o desligamento sumário do módulo do alarme, o telecomando parou de atuar, ficando tão somente o acionamento das travas das portas através da chave e dos vidros pelos botões internos.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptySex 24 Fev 2012 - 11:54

humm

ok

então deverá ser um concept!

ou PX ou fitipaldi, mas enfim...

cara, manda revisar a instalação! o alarme não deverá ter problema!

devem ter usado centrais para fechamento de portas e vidros... e aí que deve estar o problema!
Ir para o topo Ir para baixo
Kiko Ferreira
Usuario
Usuario
Kiko Ferreira



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptySex 24 Fev 2012 - 14:53

Exatamente. Acho mesmo que é na instalação do alarme ou até algum dos relês.

Já está agendado com um cara em quem confio para esse serviço de refazer toda a instalação do alarme, pois também achamos que não deve ser a central uma vez que ela funcionava tudo.

Mas é intrigante essa fuga de corrente alta quando liga a central.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) EmptySex 24 Fev 2012 - 15:01

pode ser que tenha algum fio ligado errado. qual é o consumo quando liga?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





TBI (corpo da borboleta) Empty
MensagemAssunto: Re: TBI (corpo da borboleta)   TBI (corpo da borboleta) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
TBI (corpo da borboleta)
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Corpo de borboleta do n7
» Novamente o Corpo da borboleta?
» Carbonização no corpo da borboleta
» Corpo de Borboleta XU10
» Ajuste do Corpo de Borboleta

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: