| Há solução para o AL4? | |
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+7Linneu.SP Marcelo Figueiredo rafaelbindi Bacanhim gnw alphatech Roger33 11 participantes |
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Roger33 Membro
| Assunto: Há solução para o AL4? Seg 30 Jul 2012 - 12:47 | |
| Prezados,
Já verifiquei vários tópicos sobre o assunto mas volto a ele pois não vi ninguém relatando situação semelhante.
O velho problema de câmbio travando em 3.ª Marcha ocorre no meu carro há bastante tempo.
No meu caso já foram substituídos a caixa de câmbio, o corpo de válvulas e o módulo eletrônico. O telecarregamento fica OK e não acusa defeitos no scanner.
Ainda assim o problema persiste.
Alguém tem notícia de algum caso semelhante e como se chegou a uma soluçao definitiva?
Obrigado! | |
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alphatech Veterano PSA
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Seg 30 Jul 2012 - 13:45 | |
| solução: vender o carro e comprar outro SEM AL-tranco. Trocou o óleo e os solenóides? O resto aparentemente vc já fez... | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Seg 30 Jul 2012 - 20:48 | |
| Roger, só pra esclarecer, o alphatech costuma ser bastante estupido, mas não da bola que ele é assim mesmo... asudhiusadhsad
cara, esse AL4 É REEEALMENTE complicado...
vc passa no scanner, e não acusa nada, mas mesmo assim, trava na 3ª?
está operando com especialistas? | |
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Bacanhim Moderador
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Seg 30 Jul 2012 - 23:23 | |
| putz a picasso tb usa essa caixa? pensei que era outra!!!!
o defeito pode estar no seu cambio-tecnico! | |
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alphatech Veterano PSA
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Ter 31 Jul 2012 - 9:21 | |
| GNW: se não acusa no scanner e vive em modo de emergência, não é sensor nem solenoide. É corpo de válvulas. Não tem outra explicação. | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Ter 31 Jul 2012 - 20:16 | |
| asiudhauishduiashdiuashd
mas não precisa ser tão incisivo né!? asiudhaisud | |
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Bacanhim Moderador
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Ter 31 Jul 2012 - 21:56 | |
| saiuuma materia dos AL4 no jornal oficina brasil,não achei no site mas vou darmais uma revirada ver se encontro!se alguem se habilitar:
http://www.oficinabrasil.com.br/
diz que seriam 3 materias a respeito e só saiu a primeira ainda! | |
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rafaelbindi Usuario
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Ter 31 Jul 2012 - 22:14 | |
| Como o alpha falou, o melhor e trocar msm
De td q falam a melhor coisa e correr desse cambio, qndo estava a procura do Xsara me apareceu uma automatica, quase q me iludi, a minha sorte foi que ja tinha lido bastante os comentarios da galera sobre esse cambio! | |
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alphatech Veterano PSA
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Qua 1 Ago 2012 - 6:33 | |
| Al4 não é ruin no todo dela. O problema é que brasileiro, no geral, não sabe usar câmbio AT. Outro ponto: essa caixa é pequena. Tem que trocar óleo periodicamente, senão fode. E ninguém troca. A bomba uma hora estoura na mão de alguém.
AL4: tô fora.
PSA AT: só com ZF ou AM6.... ou seja, só V6 ou 1.6THP.
E tenho dito. | |
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Bacanhim Moderador
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Qua 1 Ago 2012 - 22:15 | |
| eu ainda vou ter uma AL4!
qd vender essa minha sara vou atras duma 1.6 16v break preta com a famosa AL4
sem medo de ser feliz! | |
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Marcelo Figueiredo Usuario
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Qua 1 Ago 2012 - 22:19 | |
| - alphatech escreveu:
- Al4 não é ruin no todo dela.
O problema é que brasileiro, no geral, não sabe usar câmbio AT. Outro ponto: essa caixa é pequena. Tem que trocar óleo periodicamente, senão fode. E ninguém troca. A bomba uma hora estoura na mão de alguém.
AL4: tô fora.
PSA AT: só com ZF ou AM6.... ou seja, só V6 ou 1.6THP.
E tenho dito. Alpha... Dá umas dicas ai de condução de um auto com cambio AT... | |
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alphatech Veterano PSA
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Qui 2 Ago 2012 - 7:01 | |
| - BacaLoko escreveu:
- eu ainda vou ter uma AL4!
qd vender essa minha sara vou atras duma 1.6 16v break preta com a famosa AL4
sem medo de ser feliz! guarda 6 conto pra refazer a caixa..... deixa na reserva, mais cedo ou mais tarde, tu vai precisar. | |
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alphatech Veterano PSA
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Qui 2 Ago 2012 - 7:11 | |
| - Marcelo Figueiredo escreveu:
Alpha... Dá umas dicas ai de condução de um auto com cambio AT... Guri.... Dicas puramente por dar dicas não existem. Vou citar algumas "partes" que considero importantes. Por ex: trânsito fudido.... todo mundo anda em "D". Pra que? Anda e para, anda e para? Coloca em (1) mesmo... só vai usar a primeira.... pra que ficar esquartejando o solenóide de 2-4 e os discos pra ganhar alguns ML de gasolina? Outra boa: ladeira íngreme: Coloca em (1) ou (2).... de que adianta andar em (D) se ele fica "comutando" marcha entre 2 e 3.... direto.,... pq em segunda tem força demais, em terceira não sobe... Offroad: usar sempre menos de 50% do acelerador... SEMPRE. Kickdown: só em extrema necessidade. Pra que forçar tudo de bobeira? Só se for pra ultrapassar. Óleo: trocar sempre pelo recomendado e na periodicidade correta. SEMPRE. Não existe óleo vitalício. NUNCA! Isso é MITO. Mesmo o ATF+4 da AL4 deve ser trocado a cada 100 mil km no MAXIMO ou 5 anos. Se for D3, é a cada 45 mil km ou 2/3 anos.... e a periodicidade deve ser revista para BAIXO no caso de usar o carro SO na cidade... sempre tem que dar uma olhadinha no nível, no cheiro, presença de limalhas... Acelerar e motorizar: o famoso pisa no acelerador com tudo e solta.... se é cambio manual, soqueia. Como a caixa é automática, ele varia de acelerado a motorizado suavamente... quem absorve o impacto? Adivinha... O parking: Vamos combinar...Ao dar a partida, tudo bem posição de (P)... mas... quando para numa ladeira do além, não é o P que tem que segurar seu carro, é o freio de mão. Deixa de ser relaxado e conserta o freio de mão. O conjunto todo fica travado e força MUITO na partida com o carro em (P) nessa condição, vide o "tranco" que dá quando você pisa no freio e tira do "P". Tem que ser coerente.... o ideal é: pisa no freio com a chave na pré-partida e tira do "P", jogando pra "N". Se seu carro permitir, pode dar partida em N. Se não, volta pro P e parte. E, por último, a banguela.... putz.. .banguela com câmbio A/T? Tá de sacanagem? Alguns câmbios mais novos já detectam essa "bostice" e, ao reengatar, fazem um cálculo de qual marcha será selecionada pela rotação do motor x velocidade, pra não dar o trancasso. Alerto: NAO TEM ECONOMIA NENHUMA andar com carro na banguela..... No semáfaro, embora muitos digam que "vai superaquecer a caixa", o que é MITO, você PODE desengatar o carro e permanecer com ele em N, PARADO.... seus discos internos agradecem, o conversor de torque agradece e os solenóides de low clutch e de lockup também. Acho que é "só" isso que eu lembro... Abs | |
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Marcelo Figueiredo Usuario
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Qui 2 Ago 2012 - 7:50 | |
| - alphatech escreveu:
- Marcelo Figueiredo escreveu:
Alpha... Dá umas dicas ai de condução de um auto com cambio AT... Guri....
Dicas puramente por dar dicas não existem.
Vou citar algumas "partes" que considero importantes.
Por ex: trânsito fudido.... todo mundo anda em "D". Pra que? Anda e para, anda e para? Coloca em (1) mesmo... só vai usar a primeira.... pra que ficar esquartejando o solenóide de 2-4 e os discos pra ganhar alguns ML de gasolina?
Outra boa: ladeira íngreme: Coloca em (1) ou (2).... de que adianta andar em (D) se ele fica "comutando" marcha entre 2 e 3.... direto.,... pq em segunda tem força demais, em terceira não sobe...
Offroad: usar sempre menos de 50% do acelerador... SEMPRE.
Kickdown: só em extrema necessidade. Pra que forçar tudo de bobeira? Só se for pra ultrapassar.
Óleo: trocar sempre pelo recomendado e na periodicidade correta. SEMPRE. Não existe óleo vitalício. NUNCA! Isso é MITO. Mesmo o ATF+4 da AL4 deve ser trocado a cada 100 mil km no MAXIMO ou 5 anos. Se for D3, é a cada 45 mil km ou 2/3 anos.... e a periodicidade deve ser revista para BAIXO no caso de usar o carro SO na cidade... sempre tem que dar uma olhadinha no nível, no cheiro, presença de limalhas...
Acelerar e motorizar: o famoso pisa no acelerador com tudo e solta.... se é cambio manual, soqueia. Como a caixa é automática, ele varia de acelerado a motorizado suavamente... quem absorve o impacto? Adivinha...
O parking: Vamos combinar...Ao dar a partida, tudo bem posição de (P)... mas... quando para numa ladeira do além, não é o P que tem que segurar seu carro, é o freio de mão. Deixa de ser relaxado e conserta o freio de mão. O conjunto todo fica travado e força MUITO na partida com o carro em (P) nessa condição, vide o "tranco" que dá quando você pisa no freio e tira do "P". Tem que ser coerente.... o ideal é: pisa no freio com a chave na pré-partida e tira do "P", jogando pra "N". Se seu carro permitir, pode dar partida em N. Se não, volta pro P e parte.
E, por último, a banguela.... putz.. .banguela com câmbio A/T? Tá de sacanagem? Alguns câmbios mais novos já detectam essa "bostice" e, ao reengatar, fazem um cálculo de qual marcha será selecionada pela rotação do motor x velocidade, pra não dar o trancasso. Alerto: NAO TEM ECONOMIA NENHUMA andar com carro na banguela..... No semáfaro, embora muitos digam que "vai superaquecer a caixa", o que é MITO, você PODE desengatar o carro e permanecer com ele em N, PARADO.... seus discos internos agradecem, o conversor de torque agradece e os solenóides de low clutch e de lockup também.
Acho que é "só" isso que eu lembro...
Abs Putz... belas dicas. Só sabia com certeza sobre as trocas de óleo.... o resto eu "imaginava". Deveria ter um tópico fixo com essas dicas ai... Para "noobs" em câmbio AT (como eu).... Abraços e obrigado! | |
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Linneu.SP Moderador
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Qui 2 Ago 2012 - 8:01 | |
| CDX é cultura também... rsrsrsrsrs Valeu Alpha, valeu mesmo. Infelizmente, nossa cultura não foi acostumada ao câmbio automático o que faz que tudo que se refira a ele seja considerado como "complicado". Na verdade, desde que bem utilizado e bem cuidado, é algo muito corriqueiro de se utilizar e que tras bastante conforto ao condutor do veículo, principalmente quando utilizado em trânsito pesado do dia a dia. Grato pela ajuda! Abraço! | |
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alphatech Veterano PSA
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Qui 2 Ago 2012 - 12:20 | |
| gostou? vote em mim, no canto do meu post, no lado do +. rsrsrs
Se algum modera quiser, posto no how-to.
Abs | |
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Linneu.SP Moderador
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Qui 2 Ago 2012 - 13:32 | |
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alphatech Veterano PSA
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Qui 2 Ago 2012 - 14:52 | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Qui 2 Ago 2012 - 21:05 | |
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alphatech Veterano PSA
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Sex 3 Ago 2012 - 14:43 | |
| objetivo: 100 pontos! | |
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Bacanhim Moderador
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Dom 5 Ago 2012 - 14:17 | |
| se quiserem dar uns pontinhos pra mim tb... eu não fiz nada mas fiquem a vontade!
alpha pra prefeito e baca pra vereador!!!
vote certo! | |
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alphatech Veterano PSA
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Seg 6 Ago 2012 - 7:28 | |
| 51% concluído! | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Seg 6 Ago 2012 - 12:33 | |
| 52 agora auhsdiuashduisadh
ta loco... olha o sonho do cara! aisuhdiusahduisadh | |
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alphatech Veterano PSA
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Seg 6 Ago 2012 - 12:45 | |
| é... 52% concluído! | |
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Marcelo Figueiredo Usuario
| Assunto: Re: Há solução para o AL4? Ter 7 Ago 2012 - 10:49 | |
| Boas.... Acabei de pegar a Xsara Break do mecânico.... Troquei as correias, tensor e esticador. Troquei tb o coxim superior. Não sei se é placebo, mas a troca do coxim fez com q os engates das marchas ficassem mais suaves... Talvez pq antes de trocar o motor estivesse "solto" ou tremendo... Tem algo a ver?
Abraços! | |
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| Há solução para o AL4? | |
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