Clube do Xsara
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Seja Bem Vindo ao Fórum Oficial do Clube do Xsara Brasil!
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Entrar  

 

 desempenho do motor 16v

Ir para baixo 
+7
Tato SP
rafaelbindi
Motorista
Robert Renato
Bacanhim
gnw
Bomberman
11 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Bomberman
Membro
Membro
Bomberman



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySex 29 Jun 2012 - 11:08

Prezados, bom dia!!!!

Gostaria de sanar uma dúvida, um mecânico disse que carros 16v tem aceleração (arrancada) mais lenta que os carros 8v, isso procede?
ele comentou também que os carros com motor 16v, trabalham em rotação alta que o de 8v, por exemplo, ele citou que eu posso mudar a marcha do carro acima dos 5.000 rpm sem problema nenhum de danificar o motor, já vi isso nos vídeos, até no youtube do xsara vts, o cara trocando a marcha na faixa dos 7.000 rpm, porém é um vts, e não um glx, coupe e etc.. a minha dúvida é essa, posso passar as marchas nessa faixa de 5.000 ou 3.000 rpm já o suficiente e seguro para não danificar o motor.
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySex 29 Jun 2012 - 12:40

tu pode usar o motor até o corte de giro, que nos xu7 (1.8 16) ocorre em 6.500 +-

depende da tua necessidade de potencia!

quanto mais giro, mais pé no fundo, e mais gasto de combustivel...

se tu precisar de muita potencia, pode meter 6500 que vai vir...

os motores 16v tem um ganho expressivo de potencia acima de 3000 rpm... o maior ganho do xu7 é nos 4 mil, mas com o pé no fundo!

pode usar, mas não precisa...

se precisar fazer uma ultrapassagem mais forte, pode usar 6 mil 6500 que não tem problema
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySex 29 Jun 2012 - 21:55

cara, é muito complicado isso, mas pra resumir os 16v acabam despejando sua força (torque) em rotações mais altas comparadas a um 8v!

se vc for comparar um fire 1.0 8v com um 16v
no 8v vc tem 9,2 já aos 2500rpm e
no 16v vc tem 9,6 só aos 4000rpms!!!!

mas é o seguinte, qt mais rotação mais desgaste e maior a chance de quebras!

não tem necessidade de vc esticar a sua 1 até uns 50 pra dai sim por a 2, a 50 vc já pode estar de 3 pra 4 que ele empurra sussa!

em ultrapassagens claro, use mais do que o motor tem a oferecer! mas mesmo assim não precisa chegar aos 6000 por exemplo, 4000 vc já tem resultados suficientes pra isso!

sempre indico que seja levado a até no máximo os 4000 em casos extremos, a não ser que vc queira ver o oco mesmo! a minha por exemplo troca de marchas aos 6,500 qd esgoelo e nessa já está a 70 por hora pra dai entrar a segunda!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Robert Renato
Usuario
Usuario
Robert Renato



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySex 29 Jun 2012 - 22:14

Virgem... isso que o seu é 1.8 ein Baca

Imagina um 2.0! Seja a versão que for, é muito torque.


Outra coisa importante de observar ao colega Bomberman é que a relação de marchas dos Xsaras é, até onde sei, bem mais longas do que de modelos equivalentes, Peugeots por exemplo. Isso quer dizer que o modelo pode parecer mais pesado. Mas isso significa também que se vc esticar sua segunda até uns 6 mil giros, vc certamente estará a mais de 100kmh!

Portanto, numa ultrapassagem o jeito é enfiar o pé sem medo numa quarta, ou ate numa terceira se estiver a menos de 100kmh.
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySex 29 Jun 2012 - 22:31

"num intindi o que eli falo!"
Ir para o topo Ir para baixo
Robert Renato
Usuario
Usuario
Robert Renato



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySex 29 Jun 2012 - 22:39

Como assim mano? Que parte? kkk
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySex 29 Jun 2012 - 22:45

virgem?
Ir para o topo Ir para baixo
Robert Renato
Usuario
Usuario
Robert Renato



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySex 29 Jun 2012 - 22:55

Virgem Maria. Minha nossa!! Entendeu?? Kkkk
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySex 29 Jun 2012 - 23:03

eu uso 6 mil todahora! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySex 29 Jun 2012 - 23:42

Robert Renato escreveu:
Virgem Maria. Minha nossa!! Entendeu?? Kkkk

huauhauhahuahuauhauah

nada a ver, a maldade bateu aqui e entendi errado! agora sim!
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySex 29 Jun 2012 - 23:45

corajoso hein gnw!

pega leve! nesse caso o esuqema é vc cuidar com mais atenção da manutenção da sua sara!

correias e oleo trocar com menos kms!


seu caso é uso severo, que vem do latim "cupinins de açus"!!!! huahuahuahua
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySáb 30 Jun 2012 - 7:56

asuidhiuashdaiusd


eu troco o óleo a cada 5~7 mil, e uso sintetico....

correia, eu troquei a uns 12 mil km...

o motor foi todo feito recentemente...

manutenção do motor dela está ok, e 100%
Ir para o topo Ir para baixo
Motorista
Usuario
Usuario
Motorista



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySáb 30 Jun 2012 - 18:09

Não pode esquecer que trocar marchas em rotações muito baixas também faz mal ao carro e ao consumo!
O Xsara (pelo menos o meu que é 1.6) tem relação bem longa, o que particularmente acho muito melhor do que as relações super curtas que fazem pros populares brasileiros.

Você pode acelerar até o fundo que ao chegar no limite o próprio carro não vai deixar a rotação aumentar mas chegar a esse ponto já estaria desperdiçando combustível porque não há mais força pra tirar do motor sendo assim passa-se para próxima marcha antes que chegue ao ponto de corte. Isso se você necessita do máximo desempenho que o carro tem a oferecer como em uma ultrapassagem.

O que tem é um intervalo de rotações que o carro tem melhor desempenho.

Por exemplo na cidade no plano eu costumo trocar entre 3000 a 3500 (Xsara 1.6)

Pra entrar na BR na faixa de aceleração de terceira se vai sussegado dos 60 aos 100 nunca reparei que rotação fica o motor nessa condição mas ainda sobra mais um pouco de motor.

Pra ultrapassagens é muito importante acelerar até altas rotações, pra tirar do carro toda cavalaria disponível.

A pior coisa que existe é você estar em uma serra não duplicada em uma ultrapassagem e o carro da sua frente ter MEDO de acelerar porque acha que vai estragar o carro.
Medo de pisar fundo quando necessário da acidente.

O mesmo pra reduções de marchas pra usar o freio motor. Já é preciso conhecer um pouco mais os limites do carro pra se reduzir marchas e usar o freio motor em caso de emergência. Tendo em vista os limites de velocidade no brasil, se estiver na estrada a 100 por hora e precisar mais do que os freios do carro pra parar pode baixar uma terceira sussegado!

Só vai fazer diferença na manutenção se você usar o carro 100% do tempo no modo "Racing sangue no zóio" Twisted Evil
Mas uma ultrapassagem aqui e ali uma redução descendo a serra não tem nada demais.

Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySáb 30 Jun 2012 - 18:13

eu uso digamos que 50% o carro em giros medios, até 4 mil 30% até 6 mil, e 20% até 2 mil, quando to geriatrico style
Ir para o topo Ir para baixo
Motorista
Usuario
Usuario
Motorista



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySáb 30 Jun 2012 - 18:25

Meu uso é parecido gnw!
Ir para o topo Ir para baixo
rafaelbindi
Usuario
Usuario
rafaelbindi



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySáb 30 Jun 2012 - 21:00

gnw escreveu:
eu uso digamos que 50% o carro em giros medios, até 4 mil 30% até 6 mil, e 20% até 2 mil, quando to geriatrico style

kkkkkkkkkkk
Ir para o topo Ir para baixo
Tato SP
Admin
Admin
Tato SP



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySáb 30 Jun 2012 - 22:14

gnw escreveu:
eu uso digamos que 50% o carro em giros medios, até 4 mil 30% até 6 mil, e 20% até 2 mil, quando to geriatrico style

Geriatrico style!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Rachei...
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySáb 30 Jun 2012 - 23:34

Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Bomberman
Membro
Membro
Bomberman



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptyDom 1 Jul 2012 - 8:22

Boaaaa pessoal, esclareceu todas as minhas dúvidas. Agora entendo pq o carro da minha namorada "crossfox", quando acelera, me deixa para tras, por o carro dela ser 8v e apresentar o torque máximo em baixa rotação, enquanto os nossos 16v apresentarem o torque máximo em rotação alta. rsrs, conversando com outro amigo tb sobre o motor 16v, ele me falou que hoje em dia existem carros 16v como duplo comando variável, muitos carros da honda, toyota possuem esses sistema de comando varíavel, ele me disse a grosso modo que carros assim 16v com esse sistema, tem uma arrancada de 8v e a velocidade máxima de 16v, visto que ele falou tb que carros de 8v a uma certa velocidade alta, eles já começam a perder desempenho para os 16v. o vts possui esse sistema de comando variável.?
Ir para o topo Ir para baixo
Bacanhim
Moderador
Moderador
Bacanhim



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptyDom 1 Jul 2012 - 8:59

vixi, andando no geriatrico sytle já faz 6 por litro, nem rola acelerar mais!!!
Ir para o topo Ir para baixo
gnw
Moderador
Moderador
gnw



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptyDom 1 Jul 2012 - 10:10

comando variável nada mais é do que um motor que GIRA o comando em relação ao virabrequim.. mudando o ponto de abertura e fechamento das valvulas.. o mesmo serviço que uma polia regulável...

um exemplo:

num carro 8v, quanto tu atrasa o comando, tu tem mais torque em baixa, e quando tu adianta, tem mais torque em alta... ns 16v, a diferença é que se consegue um ajuste mais fino entre a alta e a baixa, e o comando variável, o proprio carro faz o ajuste em tempo real... de acordo com o giro e o pé no acelerador... mudando a disponibilidade de torque e potencia de acordo com o que é melhor...

o xsara não possui isso. o C4 2.0 307 corolla civic i30 jac entre outros, possuem
Ir para o topo Ir para baixo
horsebr
Usuario
Usuario




desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySeg 2 Jul 2012 - 8:43

Eu troco a 6500 quase o tempo todo huahuah adoro deixar todos para traz com facilidade! O legal e aquele pessoal com meriva pagando maior sapo acelerando seus 8v e achando que tao apavorando sendo ultrapassados facilmente quando chego aos 5000 rpm heheheh
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySeg 2 Jul 2012 - 8:46

gnw deu a letra correta.
Ir para o topo Ir para baixo
Juliano
Usuario
Usuario
Juliano



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySeg 2 Jul 2012 - 9:59

no caso do meu motor EW ja é comando variavel?
Ir para o topo Ir para baixo
alphatech
Veterano PSA
Veterano PSA
alphatech



desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v EmptySeg 2 Jul 2012 - 10:16

não, só o EW-A, que equipa os carros a partir de 2005...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





desempenho do motor 16v Empty
MensagemAssunto: Re: desempenho do motor 16v   desempenho do motor 16v Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
desempenho do motor 16v
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Meu carro está com o motor dando uns tiros, a origem é a saida do motor para a descarga aquela parte coberta do motor/ concha da descarga.
» Desempenho x Arrefecimento
» Desempenho do 1.6 16v vs 1.8 16v (ambos de câmbio mecânico)
» Qual a melhor gasolina para Xsara! Custo/Beneficio/Desempenho
» Motor de arranque gira, mas motor não gira

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clube do Xsara :: Oficina-
Ir para: