| desempenho do motor 16v | |
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+7Tato SP rafaelbindi Motorista Robert Renato Bacanhim gnw Bomberman 11 participantes |
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Autor | Mensagem |
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Bomberman Membro
| Assunto: desempenho do motor 16v Sex 29 Jun 2012 - 11:08 | |
| Prezados, bom dia!!!!
Gostaria de sanar uma dúvida, um mecânico disse que carros 16v tem aceleração (arrancada) mais lenta que os carros 8v, isso procede? ele comentou também que os carros com motor 16v, trabalham em rotação alta que o de 8v, por exemplo, ele citou que eu posso mudar a marcha do carro acima dos 5.000 rpm sem problema nenhum de danificar o motor, já vi isso nos vídeos, até no youtube do xsara vts, o cara trocando a marcha na faixa dos 7.000 rpm, porém é um vts, e não um glx, coupe e etc.. a minha dúvida é essa, posso passar as marchas nessa faixa de 5.000 ou 3.000 rpm já o suficiente e seguro para não danificar o motor.
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gnw Moderador
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sex 29 Jun 2012 - 12:40 | |
| tu pode usar o motor até o corte de giro, que nos xu7 (1.8 16) ocorre em 6.500 +-
depende da tua necessidade de potencia!
quanto mais giro, mais pé no fundo, e mais gasto de combustivel...
se tu precisar de muita potencia, pode meter 6500 que vai vir...
os motores 16v tem um ganho expressivo de potencia acima de 3000 rpm... o maior ganho do xu7 é nos 4 mil, mas com o pé no fundo!
pode usar, mas não precisa...
se precisar fazer uma ultrapassagem mais forte, pode usar 6 mil 6500 que não tem problema
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Bacanhim Moderador
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sex 29 Jun 2012 - 21:55 | |
| cara, é muito complicado isso, mas pra resumir os 16v acabam despejando sua força (torque) em rotações mais altas comparadas a um 8v!
se vc for comparar um fire 1.0 8v com um 16v no 8v vc tem 9,2 já aos 2500rpm e no 16v vc tem 9,6 só aos 4000rpms!!!!
mas é o seguinte, qt mais rotação mais desgaste e maior a chance de quebras!
não tem necessidade de vc esticar a sua 1 até uns 50 pra dai sim por a 2, a 50 vc já pode estar de 3 pra 4 que ele empurra sussa!
em ultrapassagens claro, use mais do que o motor tem a oferecer! mas mesmo assim não precisa chegar aos 6000 por exemplo, 4000 vc já tem resultados suficientes pra isso!
sempre indico que seja levado a até no máximo os 4000 em casos extremos, a não ser que vc queira ver o oco mesmo! a minha por exemplo troca de marchas aos 6,500 qd esgoelo e nessa já está a 70 por hora pra dai entrar a segunda!!!! | |
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Robert Renato Usuario
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sex 29 Jun 2012 - 22:14 | |
| Virgem... isso que o seu é 1.8 ein Baca
Imagina um 2.0! Seja a versão que for, é muito torque.
Outra coisa importante de observar ao colega Bomberman é que a relação de marchas dos Xsaras é, até onde sei, bem mais longas do que de modelos equivalentes, Peugeots por exemplo. Isso quer dizer que o modelo pode parecer mais pesado. Mas isso significa também que se vc esticar sua segunda até uns 6 mil giros, vc certamente estará a mais de 100kmh!
Portanto, numa ultrapassagem o jeito é enfiar o pé sem medo numa quarta, ou ate numa terceira se estiver a menos de 100kmh. | |
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Bacanhim Moderador
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sex 29 Jun 2012 - 22:31 | |
| "num intindi o que eli falo!" | |
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Robert Renato Usuario
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sex 29 Jun 2012 - 22:39 | |
| Como assim mano? Que parte? kkk | |
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Bacanhim Moderador
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sex 29 Jun 2012 - 22:45 | |
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Robert Renato Usuario
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sex 29 Jun 2012 - 22:55 | |
| Virgem Maria. Minha nossa!! Entendeu?? Kkkk | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sex 29 Jun 2012 - 23:03 | |
| eu uso 6 mil todahora! | |
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Bacanhim Moderador
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sex 29 Jun 2012 - 23:42 | |
| - Robert Renato escreveu:
- Virgem Maria. Minha nossa!! Entendeu?? Kkkk
huauhauhahuahuauhauah nada a ver, a maldade bateu aqui e entendi errado! agora sim! | |
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Bacanhim Moderador
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sex 29 Jun 2012 - 23:45 | |
| corajoso hein gnw!
pega leve! nesse caso o esuqema é vc cuidar com mais atenção da manutenção da sua sara!
correias e oleo trocar com menos kms!
seu caso é uso severo, que vem do latim "cupinins de açus"!!!! huahuahuahua | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sáb 30 Jun 2012 - 7:56 | |
| asuidhiuashdaiusd
eu troco o óleo a cada 5~7 mil, e uso sintetico....
correia, eu troquei a uns 12 mil km...
o motor foi todo feito recentemente...
manutenção do motor dela está ok, e 100% | |
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Motorista Usuario
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sáb 30 Jun 2012 - 18:09 | |
| Não pode esquecer que trocar marchas em rotações muito baixas também faz mal ao carro e ao consumo! O Xsara (pelo menos o meu que é 1.6) tem relação bem longa, o que particularmente acho muito melhor do que as relações super curtas que fazem pros populares brasileiros. Você pode acelerar até o fundo que ao chegar no limite o próprio carro não vai deixar a rotação aumentar mas chegar a esse ponto já estaria desperdiçando combustível porque não há mais força pra tirar do motor sendo assim passa-se para próxima marcha antes que chegue ao ponto de corte. Isso se você necessita do máximo desempenho que o carro tem a oferecer como em uma ultrapassagem. O que tem é um intervalo de rotações que o carro tem melhor desempenho. Por exemplo na cidade no plano eu costumo trocar entre 3000 a 3500 (Xsara 1.6) Pra entrar na BR na faixa de aceleração de terceira se vai sussegado dos 60 aos 100 nunca reparei que rotação fica o motor nessa condição mas ainda sobra mais um pouco de motor. Pra ultrapassagens é muito importante acelerar até altas rotações, pra tirar do carro toda cavalaria disponível. A pior coisa que existe é você estar em uma serra não duplicada em uma ultrapassagem e o carro da sua frente ter MEDO de acelerar porque acha que vai estragar o carro. Medo de pisar fundo quando necessário da acidente. O mesmo pra reduções de marchas pra usar o freio motor. Já é preciso conhecer um pouco mais os limites do carro pra se reduzir marchas e usar o freio motor em caso de emergência. Tendo em vista os limites de velocidade no brasil, se estiver na estrada a 100 por hora e precisar mais do que os freios do carro pra parar pode baixar uma terceira sussegado! Só vai fazer diferença na manutenção se você usar o carro 100% do tempo no modo "Racing sangue no zóio" Mas uma ultrapassagem aqui e ali uma redução descendo a serra não tem nada demais. | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sáb 30 Jun 2012 - 18:13 | |
| eu uso digamos que 50% o carro em giros medios, até 4 mil 30% até 6 mil, e 20% até 2 mil, quando to geriatrico style | |
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Motorista Usuario
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sáb 30 Jun 2012 - 18:25 | |
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rafaelbindi Usuario
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sáb 30 Jun 2012 - 21:00 | |
| - gnw escreveu:
- eu uso digamos que 50% o carro em giros medios, até 4 mil 30% até 6 mil, e 20% até 2 mil, quando to geriatrico style
kkkkkkkkkkk | |
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Tato SP Admin
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sáb 30 Jun 2012 - 22:14 | |
| - gnw escreveu:
- eu uso digamos que 50% o carro em giros medios, até 4 mil 30% até 6 mil, e 20% até 2 mil, quando to geriatrico style
Geriatrico style!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Rachei... | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Sáb 30 Jun 2012 - 23:34 | |
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Bomberman Membro
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Dom 1 Jul 2012 - 8:22 | |
| Boaaaa pessoal, esclareceu todas as minhas dúvidas. Agora entendo pq o carro da minha namorada "crossfox", quando acelera, me deixa para tras, por o carro dela ser 8v e apresentar o torque máximo em baixa rotação, enquanto os nossos 16v apresentarem o torque máximo em rotação alta. rsrs, conversando com outro amigo tb sobre o motor 16v, ele me falou que hoje em dia existem carros 16v como duplo comando variável, muitos carros da honda, toyota possuem esses sistema de comando varíavel, ele me disse a grosso modo que carros assim 16v com esse sistema, tem uma arrancada de 8v e a velocidade máxima de 16v, visto que ele falou tb que carros de 8v a uma certa velocidade alta, eles já começam a perder desempenho para os 16v. o vts possui esse sistema de comando variável.? | |
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Bacanhim Moderador
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Dom 1 Jul 2012 - 8:59 | |
| vixi, andando no geriatrico sytle já faz 6 por litro, nem rola acelerar mais!!! | |
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gnw Moderador
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Dom 1 Jul 2012 - 10:10 | |
| comando variável nada mais é do que um motor que GIRA o comando em relação ao virabrequim.. mudando o ponto de abertura e fechamento das valvulas.. o mesmo serviço que uma polia regulável...
um exemplo:
num carro 8v, quanto tu atrasa o comando, tu tem mais torque em baixa, e quando tu adianta, tem mais torque em alta... ns 16v, a diferença é que se consegue um ajuste mais fino entre a alta e a baixa, e o comando variável, o proprio carro faz o ajuste em tempo real... de acordo com o giro e o pé no acelerador... mudando a disponibilidade de torque e potencia de acordo com o que é melhor...
o xsara não possui isso. o C4 2.0 307 corolla civic i30 jac entre outros, possuem | |
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horsebr Usuario
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Seg 2 Jul 2012 - 8:43 | |
| Eu troco a 6500 quase o tempo todo huahuah adoro deixar todos para traz com facilidade! O legal e aquele pessoal com meriva pagando maior sapo acelerando seus 8v e achando que tao apavorando sendo ultrapassados facilmente quando chego aos 5000 rpm heheheh | |
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alphatech Veterano PSA
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Seg 2 Jul 2012 - 8:46 | |
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Juliano Usuario
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Seg 2 Jul 2012 - 9:59 | |
| no caso do meu motor EW ja é comando variavel? | |
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alphatech Veterano PSA
| Assunto: Re: desempenho do motor 16v Seg 2 Jul 2012 - 10:16 | |
| não, só o EW-A, que equipa os carros a partir de 2005... | |
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| Assunto: Re: desempenho do motor 16v | |
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| desempenho do motor 16v | |
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