| | Grande problema?! Enorme tristeza. | |
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+8FLAVIO FLAFERSA alphatech Tato SP maxx gnw Fuzatto christianceb Edgar10 12 participantes | |
Autor | Mensagem |
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Edgar10 Usuario
| Assunto: Grande problema?! Enorme tristeza. Dom 12 Fev 2012 - 18:06 | |
| Relembrando a primeira mensagem :
Meu xsarinha um belo dia comigo dando um rolé na paz, morreu, tentei ligar, não virou, pensei que era gasolina, arrumei ajuda e empurrei e encostei-o. Botei gasolina e do mesmo jeito ele não virou. As luzes , farois e rádio, vidros tudo elétrico funcionava, mais quando eu tentava virar ele falhava, e quando eu segurava painel ia apagando, até pensei que fosse bateria, mais botei uma boa do carro do meu pai pra ver, e apresentou o mesmo problema. Chamei um mecânico para ver ele falou que podia ser o automático do motor de arranque que poderia ter colado, deu um porradinha no motor de arranque que descolaria, mais não adiantou. Reboquei-o e levei pra um outro mecânico amigo. Ele demorou a ver, e quando viu disse que era problema na caixa do câmbio, e que era uma grande mão de obra, pis a caixa é toda junta com o motor, ia ter que levantar o carro e descer tudo junto. E disse que ficaria em uns 4 ou 5 mil reais o serviço. Vim aqui compartilhar com vocês e ver o que pode realmente ser, se alguem passou por isso, etc. Valeu aí galera. Abraços. Queria concertar, pois curti pouco o carro, e já estava apaixonado nele, muito bom de dirigir. | |
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Autor | Mensagem |
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Roorback Membro
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Qua 15 Fev 2012 - 20:26 | |
| - Edgar10 escreveu:
- Legal galera, muitas informações sobre os câmbios AT. Mais queria voltar para o meu caso. Será que tem algum relê, alguma coisa que possa ser trocada até condenar o câmbio???
Edgar, eu não manjo nada de cambio AT, apenas li alguns artigos, mas como a maioria do pessoal aqui disse, acredito que o seu problema é mais simples do que parece, provavelmente é algo eletrônico, procure um especialista em PSA e peça uma avaliação. | |
| | | Antonioraf Usuario
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Qui 16 Fev 2012 - 5:14 | |
| - Edgar10 escreveu:
- Legal galera, muitas informações sobre os câmbios AT. Mais queria voltar para o meu caso. Será que tem algum relê, alguma coisa que possa ser trocada até condenar o câmbio???
Edgar, sugestão : Antes de qualquer coisa, providencie a troca do fluído ATF do câmbio. Muitos problemas relacionados a pressão hidráulica podem ser resolvidos após a troca do fluído. Se já puder trocar fluído e filtro, melhor ainda. Deve gastar em torno de R$ 500,00 (fluído + filtro + m.o) e pode resolver. O seu câmbio (ZF) é muito resistente e dificilmente quebra. Se está usando o fluído adequado e não tiver tido problema de superaquecimento, aposto no desgaste do fluído e ou entupimento do filtro. | |
| | | Antonioraf Usuario
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Qui 16 Fev 2012 - 5:27 | |
| - Roorback escreveu:
- Antonio, desculpa minha chatisse, talvez eu não tenha entendido corretamente como funciona uma cambio AT, por isso te peço um pouco de paciência.
Tem argumentos que parecem muito pertinentes e outros que não fazem muito sentido e me deixam em duvida.
Por exemplo, quando vocês diz que o atrito do engate pode ser prejudicial, acredito que sim, pelo que entendi esse atrito é como se fosse uma embragem, porque quando você coloca em N o conversor de torque é desengatado do motor, quando você coloca em D ele engata novamente, isso é como pisar e largar uma embragem de um carro MT e isso causa o desgate de um cambio AM.
Uma coisa que me faz suspeitar muito é esse trecho - Código:
-
Deixar no D economiza combustível, . É óbvio que deixar em D não economiza combustível, o torque do motor é disperdiçado, em N o motor diminui os giros, isso economiza combustível, a redução é mínima como você mesmo afirmou, mas existe e é incontestável.
Já a história do óleo na caixa, isso eu não consigo entender, quando você está em D e parado o conversor de torque fica atuando, usando todo o giro do motor e impedindo que o torque vá para a caixa, isso faz com que a caixa fique parada, as engrenagens estão todas paradas, caso contrário o carro andaria ou apagaria como acontece em um cambio AM. Estou enganado?
A menção de economizar combustível, em alguns casos é realmente verdade. Por Exemplo: Os câmbios Tip (auto Stick) da Chrysler, os Steptronic da BMW e os 5 marchas da Aisin se encaixam nestas exceções, porém a eletrônica se encarrega de proporcinar esta economia. Lembra do sistema da GM? Em nada se pode generalizar. Na situação em D que você menciona, a caixa não está "parada", as engrenagens estão em funcionamento, apenas a pressão hidráulica é baixa, aumentando gradativamente quando e conforme você acelera. O que "move um carro AT não é o movimento das engrenagens e sim a pressão hidráulica existente no sistema que atua nos pacotes de marcha e principalmente no conversor de torque. Tem vários videos no youtube que mostram o funcionamento. | |
| | | gnw Moderador
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Qui 16 Fev 2012 - 11:09 | |
| mas o amigo falou que o carro não LIGA! sendo assim, não deve ser problema no cambio! veja sensor de rotação! | |
| | | Antonioraf Usuario
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Qui 16 Fev 2012 - 11:51 | |
| - gnw escreveu:
- mas o amigo falou que o carro não LIGA! sendo assim, não deve ser problema no cambio! veja sensor de rotação!
O fato do carro não ligar não tem nada a ver com o câmbio. Acredito ser o que mencionou = VSS = Sensor de rotação. Quando ele tem problema, a bobina não manda energia para as velas e consequentemente o carro fica morto. Acabei me adiantando na resolução. Quis dizer que após a solução do problema elétrico, fazer o procedimento no câmbio. | |
| | | Roorback Membro
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Dom 19 Fev 2012 - 20:51 | |
| - Antonioraf escreveu:
- Roorback escreveu:
- Antonio, desculpa minha chatisse, talvez eu não tenha entendido corretamente como funciona uma cambio AT, por isso te peço um pouco de paciência.
Tem argumentos que parecem muito pertinentes e outros que não fazem muito sentido e me deixam em duvida.
Por exemplo, quando vocês diz que o atrito do engate pode ser prejudicial, acredito que sim, pelo que entendi esse atrito é como se fosse uma embragem, porque quando você coloca em N o conversor de torque é desengatado do motor, quando você coloca em D ele engata novamente, isso é como pisar e largar uma embragem de um carro MT e isso causa o desgate de um cambio AM.
Uma coisa que me faz suspeitar muito é esse trecho - Código:
-
Deixar no D economiza combustível, . É óbvio que deixar em D não economiza combustível, o torque do motor é disperdiçado, em N o motor diminui os giros, isso economiza combustível, a redução é mínima como você mesmo afirmou, mas existe e é incontestável.
Já a história do óleo na caixa, isso eu não consigo entender, quando você está em D e parado o conversor de torque fica atuando, usando todo o giro do motor e impedindo que o torque vá para a caixa, isso faz com que a caixa fique parada, as engrenagens estão todas paradas, caso contrário o carro andaria ou apagaria como acontece em um cambio AM. Estou enganado?
A menção de economizar combustível, em alguns casos é realmente verdade. Por Exemplo: Os câmbios Tip (auto Stick) da Chrysler, os Steptronic da BMW e os 5 marchas da Aisin se encaixam nestas exceções, porém a eletrônica se encarrega de proporcinar esta economia. Lembra do sistema da GM? Em nada se pode generalizar. Na situação em D que você menciona, a caixa não está "parada", as engrenagens estão em funcionamento, apenas a pressão hidráulica é baixa, aumentando gradativamente quando e conforme você acelera. O que "move um carro AT não é o movimento das engrenagens e sim a pressão hidráulica existente no sistema que atua nos pacotes de marcha e principalmente no conversor de torque. Tem vários videos no youtube que mostram o funcionamento. Eu ainda acho que para os cambios mais velhos como o meu isso não se aplica, mas na dúvida vou seguir o seu conselho... | |
| | | Roorback Membro
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Dom 19 Fev 2012 - 20:52 | |
| Então Edgar, conseguiu resolver seu problema? Coloca a solução aqui pra ficarmos sabendo. | |
| | | alphatech Veterano PSA
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Qua 22 Fev 2012 - 8:46 | |
| VSS é sensor de velocidade e fica na parte inferior da caixa. O sensor de votação fica na parte superior e mede a rotação que vai para o calculador de injeção. O VSS é um copinho safado que trinta em alguns casos e causa leitura incorreta, deixando a caixa meio louca, mas não evita que o carro ligue. Se o motor de arranque gira e o módulo não tá travado ou defeituoso, ele não pega pq não tem centelha ou porque não tem gasolina. OUUUU porque o sensor de rotação (parte superior, não o VSS) tá fudido. Eu já tive problema com ambos os sensores e os sintomas eram MUITO diferentes. No sensor de rotação o carro morria e não pegava mais.... ou morria na desaceleração. O VSS só acusava no proxia (caixa CVM) : velocidade do veículo incorreta. | |
| | | gnw Moderador
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Qua 22 Fev 2012 - 14:53 | |
| alphatech, o meu carro apaga quando desacelera... principalmente com o ar ligado! será sensor? pensei em ser atuador de marcha lenta sujo\estragado... tambem pensei em ser pelo volante aliviado... | |
| | | alphatech Veterano PSA
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Qui 23 Fev 2012 - 5:16 | |
| o meu era exatamente isso:
andando, reduzia ... qdo terminava a reduzida e desembreava, morria... e, as vezes, não pegava mais.
Foi uma conjunção de fatores: - troquei as 4 bobinas, o carro pelo menos pegava, mas continuava, as vezes, morrendo. - troquei o captor de regime 1920AN (se não me engano), Siemens Dematic é o fabricante correto, acabaram-se os problemas.
Antes disso, desmontei pescador, limpei os reles de injeção e o bitron, desmontei o calculador procurando pontos de oxidação ou umidade.... troquei MAP, sensor de temperatura de água, tudo.... pra, no final, trocar essa pecinha e nunca mais me incomodar. E não é caro: 90 reais.
Abs | |
| | | Artur_Fantin Usuario
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Qui 23 Fev 2012 - 9:35 | |
| Faca na caveira Artur, vai direto nesse tal de captor de regime 1920AN!!! hehhuehuehuehuehehehhe | |
| | | alphatech Veterano PSA
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Qui 23 Fev 2012 - 10:36 | |
| 1920AN é para o 2.0... do 1.8 eu não sei. | |
| | | Edgar10 Usuario
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Sex 24 Fev 2012 - 13:55 | |
| O mecânico ta querendo me empurrar uma caixa nova, ta em torno de uns 5.000 o trabalho. | |
| | | gnw Moderador
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Sex 24 Fev 2012 - 13:58 | |
| ta mas o carro ainda não liga? ja testou outras possibilidades? todas q dissemos aqui? | |
| | | Edgar10 Usuario
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Sex 24 Fev 2012 - 14:05 | |
| po, o carro tava no mecânico desde antes do natal, testei mais o carro n pegava. | |
| | | Edgar10 Usuario
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Sex 24 Fev 2012 - 14:05 | |
| Dei azar no meu xsara msm. mais quando trocar a caixa, vai estar novo tbm. | |
| | | gnw Moderador
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Sex 24 Fev 2012 - 14:09 | |
| pensaria em colocar uma caixa MT opasdksapdksad | |
| | | N6break Usuario
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Sex 24 Fev 2012 - 18:27 | |
| Pô Edgar, converse c/ seu mecanico, pois acho que seu problema não é cambio e sim a parte eletronica do motor. Faça uma minuciosa olhada no chicote do carro p/ ver se tem alguma irregularidade, como alarme p/ exemplo. Depois nos fale, ok? | |
| | | Edgar10 Usuario
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Sáb 25 Fev 2012 - 15:24 | |
| vou dar uma olhada sim. da pra botar câmbio manual em um carro automático sem gastar muito??? | |
| | | gnw Moderador
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Sáb 25 Fev 2012 - 17:20 | |
| - Edgar10 escreveu:
- vou dar uma olhada sim. da pra botar câmbio manual em um carro automático sem gastar muito???
putz.. eu acho q gasta menos q 5 mil quase q com certeza! ainda mas no N6 q não tem nada de eletronico no cambio! | |
| | | gnw Moderador
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Sáb 25 Fev 2012 - 17:21 | |
| http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-217278201-caixa-de-marchas-do-xsara-18-16v-2000-_JM | |
| | | gnw Moderador
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Sáb 25 Fev 2012 - 17:23 | |
| aah... vc ja andou perguntanto ali né? asokdaopsdkaspdk
Cara, as caixas de XU servem todas em todos!
seu motor é o xu10j4r
e a caixa aquela ali é do xu7jp4
a principio serve sim!
acho q ficaria melhor com a caixa do xurs mas serve a do 1.8 | |
| | | gnw Moderador
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Sáb 25 Fev 2012 - 20:07 | |
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| | | alphatech Veterano PSA
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Seg 27 Fev 2012 - 6:00 | |
| caixa nova 4hp14 por 5000?Tá louco? Com esse valor, compra-se uma 4hp20 ou uma jf506e 5 mnarchas tiptronic de audi a3/a4, que são muito mais caras. Uma 4hp14 custa em torno de 2800. | |
| | | gnw Moderador
| Assunto: Re: Grande problema?! Enorme tristeza. Seg 27 Fev 2012 - 16:04 | |
| ah, pensei na AL4 quando falei paokdpoakdsoasd | |
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| | | | Grande problema?! Enorme tristeza. | |
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